Produtos


            Descarregador de baterias

                 

 

Como funciona

           A função principal do descarregador de baterias é promover uma descarga controlada do pack, ou seja, descarregar as baterias até que a voltagem atinja valores entre 0,9 e 1 volt em cada célula. Esse cuidado é necessário para que as células não fiquem totalmente "zeradas" ( 0 volt ), porque nessas condições ao se colocar o pack para carregar uma ou mais células podem ter polaridade invertida uma vez que a referência inicial foi perdida. Uma célula invertida no pack faz com que a voltagem do mesmo deixe de ser a nominal, porque a voltagem da célula invertida será subtraída da voltagem das demais células ( soma algébrica) inutilizando o pack.
            O descarregador é projetado para trabalhar com baterias de 600mA o que não impede que seja usado em packs com maiores capacidades. Óbviamente quanto maior a capacidade do pack maior será o tempo de descarga, uma vez que o valor da corrente de descarga é de aproximadamente 200mA, ou seja, o valor aproximado que é consumido pelo transmissor e pelo receptor com 4 servos respectivamente.
            Um pack de 600mA completamente carregado demorará 2,5 horas até ser completamente descarregado, seja ele do transmissor ou do receptor. Um pack completamente carregado ( 15 horas de carga ) que for colocado no descarregador e o tempo de descarga for menor do que 2 horas, deve ser usado com cautela porque provavelmente está com problemas.
            O descarregador pode ser utilizado simultâneamente no transmissor ( Radio ) e no receptor ( Avião ) ou apenas em um dos equipamentos, devendo-se apenas respeitar a posição dos fios, uma vez que os packs possuem voltagem diferentes.
            Outra importante contribuição do descarregador é impedir que os packs sejam colocados para carregar quando ainda possuem uma quantidade considerável de carga. Como a maioria dos colegas carrega totalmente os packs antes de utilizar o avião e, uma vez no campo faz apenas 3 ou 4 vôos, o equipamento volta para casa com uma considerável quantidade de carga nos packs. Se essa energia não for retirada e colocarmos o pack no carregador por outro período de 15 horas, lógicamente o mesmo não poderá absorver toda essa quantidade de carga novamente, provocando um aquecimento excessivo devido a sobrecarga. Desse processo resultam duas situações nefastas para o pack:
             -A elevação da temperatura interna das células provocará a ventilação das mesmas fazendo com que o eletrólito interno derrame para fora da célula inutilizando-a. Para efeito ilustrativo eu sempre comparo o pack com uma caixa dágua. Se você tem uma caixa dágua de 500 litros e retira dela 2 ou 3 baldes, não será possível colocar 500 litros dentro dela novamente. Com o pack acontece a mesma coisa.
             - O aparecimento do temível "efeito memória" ou como dizem alguns a bateria fica "viciada". Isso ocorre porque o pack "lembra" sempre da voltagem que ele ainda tinha quando foi colocado no carregador, ou seja, "quimicamente" ele assume que aquela é a voltagem mínima que ele pode fornecer. Ora se essa voltagem for muito próxima da voltagem do pack carregado, equivale dizer que só podemos retirar energia dele nessa faixa. Ná prática podemos identificar esse tipo de pack fácilmente porque carregamos ele totalmente e quando vamos usá-lo após 2 ou 3 vôos ( mais ou menos 30 minutos ) ele já está totalmente "arriado".
              Ao utilizar o descarregador nos packs, os mesmos estarão sendo constantemente "ciclados" e o mais importante é que a ciclagem está sendo feita com uma aparelho que custa bem mais barato que um ciclador profissional.       
              Muitos colegas me perguntam quando os packs devem se ciclados ou descarregados completamente. Isso porque muitos acreditam que ciclando os packs seguidamente a vida útil deles irá diminuir.
              A resposta é ciclar sempre que for utilizar o pack, seja carregando o mesmo com um ciclador, ou descarregando completamente antes de carregá-lo novamente com o próprio carregador do rádio.
              
E para aqueles que acham que vão "gastar" os packs eu proponho uma conta bem simples:
              O número mínimo de ciclos ( descarga-carga ) que a maioria dos fabricantes de baterias de Níquel Cádmio garante é de 1000 vezes. Ora considerando que um ano tem 52 semanas portanto 104 dias de vôo, caso todos eles fossem aproveitados, o pack estaria OK durante quase 10 anos! Percebe-se que a bateria vai durar bem mais que o prório modelo!
               A ligação do descarregador nos packs é simples e direta. Conecta-se o plug no pack e pressiona-se o botão correspondente ( Rádio ou Avião ). Imediatamente o Led vermelho acende indicando que o processo de descarga começou. Se o pack estiver totalmente carregado ( voltagem alta ) não será preciso apertar o botão e a descarga começará automáticamente. Por outro lado se o Led não permanecer aceso após o botão ser pressionado, é indicação de que a bateria está com a voltagem menor do que a mínima, portanto não deve ser mais descarregada.
               A descarga estará terminada assim que o Led apagar, podendo pack ser colocado para carregar novamente.
               De todos os aparelhos vendidos ( mais de uma centena ) não houve sequer um que apresentasse problemas.
               A garantia é permanente, e o aparelho que apresentar defeito, se for devolvido devidamente lacrado, será imediatamente substituido por outro novo.

 

"Suas baterias são responsáveis por sua segurança e pela qualidade do seu vôo, portanto, cuide bem delas"

Utilizando o descarregador de baterias voce :

-Evita o "efeito memória" , que reduz a capacidade da sua bateria,
-Evita o aquecimento da bateria ao colocá-la para carregar quando a mesma ainda possui carga,
-Evita que a sua bateria seja "zerada" utilizando um processo de descarga não controlado,
-Evita que a sua bateria tenha a polaridade invertida devido a uma descarga completa, onde a voltagem foi "zerada",
-Evita que os circuitos do seu transmissor/receptor sejam danificados por ficarem horas ligados descarregando seus packs,
-Evita de "lenhar" seu modelo caro e bonito acreditando que as baterias estavam OK,
-Evita a compra um ciclador computatorizado bem mais caro, quando voce mesmo pode "ciclar" as suas baterias.

 

 

 

 

                

 

Packs de baterias

 

          Packs de baterias de Níquel Cádmio de 1000mA/h, com ótima solidez mecânica e elétrica. Conectores originais da FUTABA ou JR.
          Todos os packs são fornecidos descarregados, depois de terem sido submetidos a 3 ciclos de carga.
          É só carregar e usar.