Perguntas mais frequentes

Motor a gasolina rádio FM ou PCM?
Os rádios PCM são imunes a interferência?
É possivel transformar um receptor FM num PCM?
Posso trocar o cristal do rádio (transmissor ) pelo cristal do receptor se o canal for o mesmo ?
Tenho um rádio que funciona no canal 14, posso operá-lo no canal 44?
É necessário recalibrar o rádio quando foi feita uma troca de canal?
Instalei um cristal FM Dual Conversion num receptor FM mais antigo e esse não funcionou, por que?

 

  Rádio de 2.4GHz  

 

    Pergunta.  Um amigo meu comprou um radio Spektrum DX7 2.4GHz, fez alguns voos e tudo bem.Um dia sem mais nem menos,o radio perdeu o sinal quando o avião estava a uns 250m, quase foi lenha, por sorte o sinal voltou.Ele achou que era um problema de servo que causou a interferência, o que eu não concordo, pois um radio desse não pode receber interferencia assim! .
    No domingo,esse amigo estava voando um Mustang novinho e quando fazia um looping o radio travou e caiu no jardim de uma casa!
    Minha pergunta, é vc ja recebeu alguma reclamação sobre esses radios?

    Resposta. Caro amigo, tenho recebido muitas perguntas a respeito dos rádios de 2.4GHz, e o que eu posso dizer é que tem bastante gente usando rádios nessa faixa de frequencia, seja Futaba, JR ou Spektrum e até agora eu não soube de nenhum problema que comprovadamente tenha ocorrido devido a falhas no rádio.
             Tenho acompanhado através de Foruns de discussão sobre rádios, relatos de aeromodelistas do mundo todo. Tanto nos foruns americanos quanto nos europeus ainda não encontrei ninguém reclamando destes rádios.
            É preciso lembrar que estes rádios porém usam uma tecnologia totalmente diferente dos rádios da faixa de 72MHz e, é preciso ler o manual atentamente sobretudo na hora de instalar os receptores onde a posição das duas "anteninhas" é bem crítica. Se estas não forem posicionadas adequadamente existe a possibilidade de haver zonas "cegas" de sinal, ou seja, em determinadas posições que o avião assume em vôo, o receptor não recebe sinal suficientemente forte e então congela os comandos.
            No caso específico do DX7 da Spektrum já aconteceu de colegas estarem voando e inadvertidamente apertarem o botão existente na parte trazeira do rádio que reduz a potência do mesmo para que seja feito o teste de alcance. Nesse caso, se o avião estiver longe o receptor também deixa de receber sinal congelando os comandos também.
           Creio que já era hora dos distribuidores destas marcas no Brasil investir em maiores esclarecimentos aos aeromodelistas, afinal se eles querem vender a nova tecnologia, cabe a eles esclarecer os compradores.
           Essa omissão, está colaborando para espalhar entre os aeromodelistas brasileiros a idéia de que os rádios de 2.4GHz "não prestam". O que embora não seja verdade, vai fazer muita gente desistir de adquirir os equipamentos.

      Pergunta. Posso usar bateria de 6,0 volts no receptor?

 Resposta.  Quando alimentamos o receptor com uma bateria de 6,0 volts, pode parecer a princípio que não estamos cometendo nenhum pecado contra o nosso equipamento, mas se não observarmos determinadas condições a coisa não vai ficar tranqüila não!
            Os servos quando alimentados com voltagem maior geram mais torque. Em compensação CONSOMEM MAIS BATERIA!
            Isso é bem lógico porque o incremento no torque do motor tem que vir de algum lado!
           Com o aumento da voltagem, o motor do servo passa girar mais rápido e entrega maior força no seu eixo.
           Mais força = mais potência. Mais potência = mais consumo de energia da bateria.
           Se por um lado é uma vantagem um servo mais veloz e com mais força, não podemos esquecer os custos que teremos que pagar para desfrutar dessa benesse.
           Primeiro não vamos esquecer que fazer um servo trabalhar com 6,0 volts significa levá-lo ao seu limite, e todo o equipamento que trabalha no limite ficará mais sujeito a apresentar falhas.
          Os servos mais simples como o S 148 e os 3003/3004 da Futaba, utilizam um circuito integrado para controlar o motor que é bastante sensível, ou seja, qualquer trancadinha das engrenagens ou uma superfície de controle maior ou mais pesada, fará com que esse circuito aqueça bastante.
          Se esta condição durar muito tempo o circuito "queima".
         As vezes queima só a metade e ai temos um servo que só anda para um lado! Outras vezes queima totalmente e o servo fica inoperante.
         Nos servos de maior torque o controle do motor é feito por 4 transistores bem maiores que consequentemente "aguentam mais desaforo"!
         Outro detalhe a considerar é a voltagem da bateria. Você já deve ter observado que uma bateria normal de 4,8 volts quando totalmente carregada, apresenta uma voltagem que varia entre 5,2 até 5,6 volts.
         Agora uma bateria de 6,0 volts na mesma condição vai apresentar uma voltagem de 7,2 até 7,8 volts dependendo é claro do estado da mesma.
         A Futaba garante que os seus equipamentos ( no caso os servos ) de RC podem funcionar com no máximo 6,0 volts e você estará ligando eles numa bateria com 7,8 volts! Portanto excedendo em 30% a voltagem limite estabelecida pelo fabricante!
         É claro que depois de alguns minutos a voltagem baixará MAS FICARÁ SEMPRE ACIMA DOS 6,0 VOLTS. Assim como numa bateria de 4,8 volts a voltagem de trabalho ( aquela que a gente considera seguro voar ) é aproximadamente 5,0 volts.
         Para contornar esse problema existe um dispositivo limitador de voltagem que fica ligado entre a bateria e a chave e serve para limitar a voltagem entregue ao receptor ( e aos servos ) em 6,0 volts. Mais precisamente 5,9 volts.
        Enquanto a voltagem da bateria exceder esse valor o dispositivo "absorve" o excesso. Quando a voltagem chega a 6,0 volts ele simplesmente atua como se não estivese inserido no circuito permitindo que os 6,0 volts sejam aplicados no receptor.
        Esse componente é fácilmente encontrado nos sites americanos que comercializam produtos de RC e custa aproximadamente 15 dólares.
       Utilizando esse limitador você manterá o receptor e os servos dentro das especificações do fabricante.
       Lembre-se porém que ainda correrá o risco de danificar os servos uma vez que a voltagem aplicada neles está NO LIMITE.
       O circuito do receptor é menos suscetível ao aumento da voltagem porque trabalha com correntes menores e possui o seu próprio regulador interno.
       A estas alturas você deve estar pensando: Mas eu conheço muitos aeromodelistas que usam baterias de 6,0 volts, não usam nenhum circuito limitador e não acontece nada de errado com os seus modelos!
      É verdade, mas como técnico em RC não posso deixar de fazer este esclarecimento para que nossos colegas saibam o que estão fazendo.
      Se você vai fazer um GIANT SCALE não economize nos servos! Isto pode lhe custar bem caro!

      Principais problemas apresentados pelos servos ligados em baterias de 6,0 volts SEM CIRCUITO LIMITADOR:

      1 - Tremores aleatórios ( jitter ) sem que nenhum comando esteja sendo enviado ao receptor.
      2 - Aquecimento excesivo.
      3 - Consumo exagerado de bateria.
      4 - Queima parcial ou total do circuito eletrônico interno.

 

         Pergunta.   Posso usar um receptor FM num avião com motor a gasolina?

           Resposta. Essa é uma pergunta que seguidamente tenho que responder ao pessoal.
          A resposta mais simples seria aquela dada por muitos comerciantes do ramo de RC:
          - Não, você precisa comprar um rádio PCM!
         Quando eu escuto essa afirmativa fico com vontade de perguntar ao " comerciante ":
          - O amigo poderia me explicar como é que há alguns anos passados quando só existiam rádio AM o pessoal voava modelos a gasolina com vela de faísca acionada por magneto?
           Creio que essa pergunta deixa claro toda a celeuma dos motores a gasolina  x  radios FM. Se os caras voavam com rádios AM porque enganar os incautos dizendo que não é saudável a convivência entre a gasolina e o FM?
           Seria a mesma coisa que você chegar numa revenda de automóveis e dizer para o vendedor que precisa de um carro para viajar, e ele querer lhe empurrar o carro mais luxuoso da marca afirmando que num carro popular você não conseguirá viajar!
           É claro que o radio PCM tem uma série de vantagens sobre o FM e mais ainda sobre o AM. Quando temos um modelo com motor a gasolina então o rádio PCM é perfeito. É só instalar e voar! Mas daí até dizer que o PCM é INDISPENSÁVEL vai uma distância bem grande.
         Antes de continuar, vamos deixar bem claro que cada caso é um caso. Quero dizer as vezes dois aviões iguais com motor a gasolina podem apresentar comportamentos diferentes em relação a utilização de radios FM.
         Isso porque dependendo do tipo de montagem interna do modelo ( distribuição dos componentes do rádio ) e as vezes até mesmo um MonoKote aluminizado lá no leme pode fazer com que um funcione perfeitamente enquanto outro apresente tremores e falhas nos comandos.
        Dependendo do tipo de motor e/ou ignição utilizada poderá haver interferência no receptor FM.
       As melhores ignições são as eletrônicas cujo cabo da vela é blindado com uma malha metálica aterrada na carcaça da ignição.
       Outros tipos de ignição como as dos motores Zenoah e outros que utilizam magnetos, costumam interferir mais no rádio porque os magnetos produzem pulsos de voltagem de grande intensidade para provocar a faísca na vela.
       Se você for utilizar um rádio FM com motor a gasolina, mesmo que a ignição seja eletrônica observe alguns cuidados básicos para minimizar as interferências como:

        1 - Blindar a parede de fogo com papel aluminizado cuidando para que exista uma ligação direta entre a blindagem e o bloco do motor. Pode ser um fio ligado com um parafuso auto atarraxante com um terminal ligando a parede de fogo e o bloco.
        2 - A caixa da ignição eletrônica também deve ser ligada nesse ponto. Deve ficar tudo "aterrado" no bloco do motor.
        3 - Toda a fiação eletrica do RC deve ficar o mais afastado possível da parede de fogo. Inclusive o servo do motor. Se possivel o push rod de controle do acelerador não deverá ser metálico. Qualquer fio ou arame que ficar próximo ao motor vai atuar como "antena" captando os ruídos da ignição e trazendo para dentro do receptor.
       4 - O receptor também deve ficar o mais afastado possível do motor.
       5 - A antena do receptor deve ser totalmente esticada para trás dentro ( ou fora ) da fuselagem. Não deve ter dobras nem curvas que possam provocar um "encurtamento elétrico" que vai diminuir a sensibilidade do receptor para receber o sinal de comando. Com a capacidade de recepção dimínuida o receptor ficará mais sensível aos ruidos espúrios ( como os gerados pela ignição).
      6 - Extensões muito compridas ( acima de 70 cm ) feitas com fio normal ( fino ), também podem provocar tremores nos servos. Convém que as extensões maiores sejam feitas com fio mais grosso e torcidos entre si. Essas são recomendações básicas, na prática cada caso é um caso.
      Como já mencionei acima dependendo muito do tipo de instalação no modelo você vai encontar colegas voando tranquilamente com o seu radinho FM e o motor a gasolina sem que nenhuma das observações acima tenham sido levadas em conta, por outro lado também encontrará outros que mesmo seguindo cuidadosamente as observações acima ainda assim tem problemas.
       Muitas vezes estamos tão sugestionados que não vai dar certo que ficamos vendo servos tremerem sem motivo aparente, falhas nos comandos do rádio e outro problemas. Isso só acontece porque estamos com um motor a gasolina e um rádio FM ! Se o rádio fosse um PCM aí sim era só abastecer e decolar...
       Quero lembrar que um servo com defeito pode fazer com que todos os servos passem a tremer. Que uma extensão de aileron muito longa e com fio muito fino também pode ocasionar tremores num ou em vários servos. Bateria fraca também pode apresentar esse sintoma. Interferências de estações potentes na redondeza também provocam funcionamento errático dos servos. Enfim uma série de fatores podem ser a causa do mal funcionamento do rádio e não necessáriamente a ignição do motor a gasolina.
       Para finalizar, se você fez a instalação correta do rádio e do motor observando os itens acima, primeiro faça um teste de alcance do rádio COM O MOTOR DESLIGADO. Se tudo estiver funcionando bem, então acione o motor e refaça o teste de alcance pedindo para alguém observar as superfícies do avião. Se tudo estiver normal. Estique a antena e decole.
      Contenha-se nas primeiras voltas e não voe muito longe. Trime o modelo e não tente fazer nenhuma manobra até que tenha certeza que o modelo responde aos comandos com precisão. Lembre-se com o modelo voando nivelado a meio motor qualquer atitude estranha será fácilmente reconhecida e você terá mais chance de pousar em segurança.
      Depois desse primeiro vôo se nada aconteceu de diferente, pronto agora você pode confiar no casmento perfeito entre o motor a gasolina e o rádio FM.
      A partir do segundo vôo tudo será por sua conta, não vai dar mais para culpar o rádio...

 

          Pergunta. Os rádios PCM são imunes a interferência?

  Resposta. Para explicar a relação existente entre o sinal modulado em PCM e as interferências, vamos imaginar a seguinte situação:
         Temos duas arvores e uma corda esticada entre elas. Por essa corda passam 3 pessoas levando caixas de uma arvore para outra.
         A primeira pessoa leva as caixas soltas nas mãos.
         A segunda leva as caixas numa sacola.
         A terceira leva as caixas firmemente amarradas ao seu corpo.
         Agora dando "nome aos bois" vamos imaginar que uma das árvores é o transmissor ( rádio ) e a outra árvore é o receptor. A corda entre elas é a onda de rádio que interliga as duas, as 3 pessoas são os 3 tipos de modulação utilizados nos RC , e finalmente, as caixas que as pessoas transportam que é o sinal de comando que vai movimentar os servos ( movimento dos sticks e das chaves do rádio ).
        A primeira pessoa atravessa a corda levando as caixas na mão e representa um rádio com modulação em amplitude - AM. Para que essa pessoa possa levar as caixas de uma árvore para outra, será preciso que nada interfira na sua caminhada.         A corda deve permanecer parada e bem esticada, não pode ter nenhum vento que a desequilibre etc.
        Qualquer tipo de interferência fará com que ela deixe algumas caixas cair, ou seja, nem todas elas vão chegar até a outra árvore. O mesmo raciocínio vale para um sinal de RC que é modulado em AM, quando há qualquer tipo de interferência os comandos enviados pelo rádio chegam até o receptor distorcidos, ou mesmo podem nem chegar.
         Resultado: Servos se mexendo aleatoriamente = avião no chão !!
         Digamos que a segunda pessoa, representa um rádio com modulação em FM - PPM . Como as caixas estão numa sacola, mesmo que alguma coisa interfira na sua caminhada pela corda, será mais difícil ela deixar alguma caixa cair, a menos é claro que a corda balance muito ou arrebente ( p.e. o aeromodelista esqueceu de carregar a bateria do rádio... ), ai não tem jeito, vai tudo para o chão - inclusive o avião !!!
         Finalmente temos a terceira pessoa representando a modulação em FM - PCM , essa quase sempre conseguirá levar as caixas de uma árvore para a outra independente das interferências externas. Só não vai conseguir se  a corda arrebentar
( faltar bateria no rádio ) ou balançar o bastante para derrubá-la junto com as caixas ( se outro rádio com o mesmo canal for ligado ).
         Além de toda essa segurança, as caixas entregues serão conferidas e comparadas com um padrão local e se alguma delas estiver faltando ou for diferente, TODA A REMESSA SERÁ REJEITADA até que outro remessa chegue,e seja aprovada pelo "controle de qualidade" interno do receptor, este não movimentará os servos!
         Com o exemplo acima podemos ter uma noção dos três tipos de transmissão utilizadas nos RC, AM - FM/PPM e FM/PCM .
         Com esse pequeno exemplo é possível entender porque os rádios PCM são mais imunes as interferências.
         Técnicamente os processos são um pouco mais complexos e de nada valeria aqui explicá-los visto que o texto destina-se a dar uma idéia do assunto apenas

 

           Pergunta. É possivel transformar um receptor FM num PCM?

 Resposta. Não é possível converter o receptor FM em PCM devido a complexidade das alterações que teriam que ser feitas no circuito

 

          Pergunta. Quanto tempo o descarregador de baterias leva para descarregar completamente os packs?

 Resposta. Se os packs forem de 600mA/h e ESTIVEREM COMPLETAMENTE CARREGADOS, a descarga demorará                 entre 2 e 2,5 horas. Tempos menores doque 1,5 para essa capacidade de bateria indica que há problemas c/ o pack.

         Pergunta. É possivel utilizar o descarregador de baterias em packs com capacidade maior do 600mA/h ?

 Resposta.. Sim, apenas o tempo de descarga vai aumentar proporcionalmente a capacidade da bateria. Como a taxa de     descarga permanece constante próxima dos 200mA/h, não haverá qualquer problema com o descarregador.

          Pergunta. Posso utilizar o descarregador em baterias de 5 elementos - 6 volts ?

 Resposta. NÃO. Baterias com voltagem maior do que 4,8 volts irão provocar um aumento na corrente de descarga e conse-
    quetemente uma elevação na temperatura interna do descarregador podendo danificá-lo. Não bastasse isso, como a voltagem que limita a descarga está ajustada para 4,0 volts - 1 volt por cada elemento da bateria, se a mesma tiver 5 elementos essa voltagem cairá para 0,8 volts em cada pilha, valor esse abaixo do mínimo especificado pelo fabricante.

          Pergunta. Tem problema utilizar um receptor com a antena emendada?

 Resposta. Não há problema em utilizar o receptor com a antena emendada, desde que o comprimento permaneça o mesmo
    1 metro. A emenda deve ser BEM SOLDADA e isolada a fim de não entrar em contato com partes metálicas do     modelo o que certamente causaria um funcionamento anormal do receptor.
    O correto porém é substituir o fio rebentado por outro em boas condições.

Cristais

           Pergunta. Posso trocar o cristal do rádio (transmissor ) pelo cristal do receptor se o canal for o mesmo ?

 Resposta. Não. Preliminarmente sem entrar em detalhes técnicos, podemos observar que todos os fabricantes de radiocontroles colocam em cada cristal uma fita onde aparece o número do canal, a frequência do canal e ainda as letras TX se for o cristal do transmissor e RX se for do receptor. Nos cristais utilizados em receptores FM, teremos ainda a indicação Dual Conversion indicando que esse cristal só poderá ser utilizado em receptores FM de Dupla Conversão.
               
Lógicamente que se os cristais fossem todos iguais os fabricantes não teriam todo esse cuidado...
               
Vejamos então quais as razões técnicas. Tomarei como exemplo os rádios FUTABA uma vez que são sem sombra de dúvida os mais numerosos entre nós.
               Digamos que você tem um rádio que trabalha no canal 11 - 72.010 MHz . Essa é a frequência que está marcada no cristal do transmissor e do receptor, mas na realidade, devido a detalhes de projeto que visam melhorar a qualidade do sinal transmitido, sobretudo a estabilidade da frequência, o cristal trabalha numa frequência 5 vezes menor que a frequência do canal ou seja 14.402MHz !
              
Por outro lado no receptor também a frequência do cristal é 3 vezes menor que a frequência do canal ou seja 24.006MHz Nessas alturas se voce fizer a conta verá que ( 24006x3=72018MHz ) êpa ! Tem alguma coisa errada! Não tem não. Acontece que frequência do cristal do receptor além de ser 3 vezes menor que a frequência do canal, ainda tem que ser 10.7MHz acima para que possamos ter a FI -Frequência Intermediária no receptor.
Mas isso já é muito papo técnico. Basta você saber que não pode trocar os cristais porque eles não são iguais !

             Pergunta. Tenho um rádio que funciona no canal 14, posso operá-lo no canal 44?

 Resposta. Sim. Na prática você pode usar no seu rádio QUALQUER CANAL DESDE QUE SEJA DENTRO DA FAIXA DE
72 MHz. Lógicamente se o seu rádio for do canal 11 e você colocar o canal 60 o rendimento não será o mesmo. O melhor desempenho do conjunto rádio e receptor é obtido quando AMBOS SÃO CALIBRADOS PARA O CANAL UTILIZADO. Ocorre que como as freqüências dos canais são muito próximas, mesmo trocando de um extremo para outro da faixa o conjunto deve funcionar sem problemas. É importante que sempre que for feita uma troca dos cristais do rádio SEJA FEITO UM TESTE DE ALCANCE NO SOLO para verificar se tudo está OK.

             Pergunta. É necessário recalibrar o rádio quando foi feita uma troca de canal?

 Resposta. O bom senso nos diz que sempre que trocamos algum componente do rádio seria bom realinhar os circuitos para que o desempenho do equipamento fique 100%. Na prática porém, podemos trocar os cristais de um rádio que operava no canal 11 para que o mesmo passe a operar no canal 60 sem que seja necessário nenhum reajuste. É preciso que fique claro que um rádio que ficar funcionando assim estará DESAJUSTADO. Isso não quer dizer que teremos problemas ao utilizá-lo. Aliás, certamente ele funcionará satisfatóriamente com o se nada tivesse sido alterado.Na maioria da vezes...
           A própria FUTABA recomenda que não há necessidade de recalibrar o rádio se o novo canal instalado ficar tres canais acima ou tres canais abaixo do original. Por exemplo se o rádio originalmente opera no canal 40, você pode instalar o canal 39-38-37 , ou , 41-42-43 sem que seja preciso mexer no ajuste interno do rádio.
          Fora dessa situação, como no nosso exemplo canal 11 ---> para canal 60 , a fábrica recomenda que o rádio seja reajustado.
          Para finalizar se você tem um rádio e quer trocar de canal porque tem muita gente na sua frequência, ou porque está sofrendo algum tipo de interferência específica, aconselho que ao mudar de canal faça um reajuste no seu rádio ( transmissor e receptor ). Por outro lado você é daqueles que tem 3 ou 4 jogos de cristais e está sempre trocando os canais do rádio, aconselho a fazer um ajuste no seu rádio para um canal que fique o mais próximo possível daqueles que você utiliza ou se forem muito distantes, ajuste o rádio para o canal 36 que é o centro da banda.
         Tenha em mente porém, que o seu rádio nunca estará funcionando com o máximo de rendimento ( alcance-potência- sensibilidade ). Simplesmente porque um circuito eletrônico só vai apresentar desempenho máximo naquela frequência para a qual foi ajustado.

              Pergunta. Instalei um cristal FM Dual Conversion num receptor FM mais antigo e esse não funcionou, por que?

 Resposta. Os receptores FM mais antigos tipo R-107Q,- R115F e outros modelos da Futaba não são Dual Conversion são chamados de Single Conversion, ou Conversão Simples. Por isso os cristais utilizados nesse tipo de receptor tem a freqüência de operação DIFERENTE dos cristais utilizados nos receptores Dual Conversion.
Atualmente ainda existem alguns fabricantes produzindo esses receptores mais simples, tais como a Great Planes, Hobbico e etc. Sua popularidade se deve ao baixo custo e as dimensões menores do que um receptor mais complexo, tornando-os ideais para modelos pequenos e planadores.

               Pergunta. Posso utilizar cristais do do meu rádio PCM num rádio FM e vice-versa?

 Resposta. Sim. Os rádios PCM e PPM (FM) possuem circuitos de RF ( Radio Frequência ) iguais utilizando portanto os mesmos cristais.

               Pergunta. Posso usar cristais AM em um rádio FM ou vice-versa?

 Resposta.  Não, os cristais tem frequências diferentes. Observe a marcação nos cristais. O que é AM está escrito AM o que é FM está escrito FM...

                Pergunta. Cristais AM de rádios mais antigos são compatíveis com os rádios modernos?

 Resposta. Depende de quanto antigo é o rádio. Se a frequência do cristal for igual a frequência de algum dos 50 canais utilizados atualmente, ele funcionará sem problemas num rádio mais moderno, desde que seja também AM ! Cristais que tiverem marcadas frequências que não são encontradas na tabela moderna, geralmente situando-se entre dois canais atuais, ( 72.400MHz por exemplo ), não funcionarão nos rádios mais novos.

                Pergunta. Posso utilizar os cristais de uma marca de rádio em outra?

  Resposta.. Os únicos equipamentos que utilizam os mesmos cristais são os RECEPTORES FM Dual Conversion da FUTABA e os RECEPTORES FM Dual Conversion da HITEC. Se você tiver um receptor HITEC FM de dupla conversão e não tem o cristal original, pode comprar um da FUTABA que funcionará sem problemas. O mesmo vale para o receptor da FUTABA. Lembre-se porém que os cristais do transmissor SÃO DIFERENTES, logo se você comprar um par de cristais da FUTABA sómente vai poder aproveitar o cristal do receptor. Cristais dos rádios JR e AIRTRONICS NÃO SÃO COMPATÍVEIS ENTRE SI NEM COM AS OUTRAS MARCAS ( FUTABA OU HITEC)

                 Pergunta. O cristal tem polaridade ou lado certo na hora de colocá-lo no rádio?

  Resposta..  Não.O cristal pode ser colocado em qualquer posição. Não tem jeito de "queimar" o cristal. O único jeito de danificar um cristal é deixá-lo cair ao chão ou bater nele fortemente.     

                 Pergunta. Se eu colocar um cristal utilizado em automodelos - banda de 75MHZ no meu rádio ele vai passar para automáticamente para 75MHz ?

   Resposta.  Não. O rádio não vai funcionar. A simples troca do cristal não muda a banda do rádio, porque além do cristal existem outros componentes no circuito do rádio que teriam que ser alterados para a mudança da banda. Técnicamente é possivel fazer essa alteração, mas todos sabemos - ou deveríamos saber que a banda de 75MHZ destina-se apenas a autos e barcos sendo proibido o seu uso em aviões.

                  Pergunta.Posso mudar o cristal do meu rádio para que o mesmo funcione na banda de 50MHz ?

 Resposta.  Não. Pelas mesmas razões descritas acima. Além do mais há que se ter muito cuidado com a utilização da banda dos 50MHz porque como nos EUA aqui no Brasil ela é compartilhada com estações de radioamadores. Embora legalmente as frequências destinadas aos canais de radiocontrole homologadas pela ANATEL, tanto na banda de 50MHz, como na banda de 27MHz ( PX ) sejam distintas da frequências que os radioamadores podem operar, sabemos que a fiscalização infelizmente não é perfeita e podemos ter o dissabor de ver nosso rádio sofrer interferências dessas estações, as quais operam com potência de transmissão muitas vezes maiores que o nosso rádiocontrole..