Como enviar um rádio para conserto
Para você enviar o rádio o meio mais rápido é pelo correio.
Se você reside no Rio Grande do Sul a forma mais confortável e barata de enviar os rádios para conserto é o SEDEX. O preço é quase o mesmo da encomenda normal registrada ( PAC).
Se você residir fora do estado
do Rio Grande do Sul, então o sistema mais barato é a Encomenda
PAC
Demora uns dias a mais para chegar mas tem a mesma segurança que o
SEDEX. Se você quiser ficar mais tranquilo, pode declarar o valor do
rádio
e em caso de extravio receberá uma indenização do correio.
Trabalho com o sistema de encomendas pelo correio a mais de 15 anos e não tive um problema sequer de extravio de material.
Acondicione o rádio com bastante jornal amassado ,
plástico de bolha ou isopor em uma caixa de papelão, de modo
que o rádio fique bem
"prensado" eliminando a possibilidade de alguma das chaves ou sticks ficarem em contato com as
laterais da caixa, o que pode ocasionar quebras devido ao manuseio durante o transporte.
Você pode levar a caixa já fechada
para o
correio. Não é necessário fechar a caixa na frente do
funcionário.
O correio disponibiliza caixas de diversos tamanhos com preço bem acessível caso você não tenha uma caixa adequada ao tamanho do rádio. A caixa original do rádio SEMPRE é a melhor opção.
Coloque
no interior da caixa um bilhete com o seu nome, endereço completo e
telefone, bem como
uma breve descrição do defeito que o rádio apresenta
ou do serviço que deve ser feito. Faça isso mesmo
que tenha falado comigo pelo telefone, porque nem sempre eu lembrarei da conversa pelo telefone quando receber o rádio e, então terei que esperar você telefonar novamente.
Uma vez examinado o rádio envio a você um orçamento detalhado do serviço que deve ser executado e só após você aprovar o orçamento será feito reparo.
Na hipótese de você não aprovar o orçamento, ou não haver condições de realizar o conserto por qualquer razão o rádio será enviado de volta à você e a única despesa que você terá será com o correio.
O orçamento e as tratativas
devem ser feitas preferencialmente por email para que fique tudo registrado evitando enganos.
O pagamento do serviço será feito por depósito
bancário no momento que o rádio estiver pronto para ser enviado.
Envie o rádio para o endereço :
Mano RC
Rua
Gomes Freire de Andrade, 331
Canoas
RS
92110-296
O telefone/FAX para contato ( somente a tarde ) é: 0xx 51 3476 1158
Se você tem o número da Encomenda ou SEDEX enviado, clique aqui para saber aonde ela anda.
Confira aqui quanto você vai pagar pelo SEDEX |
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Antes de enviar o radio para conserto
Um
radiocontrole com defeito é sempre motivo de preocupação
para o aeromodelista, e não sem razão , afinal a perda de controle
do modelo certamente vai causar um prejuízo financeiro ou, o que é
pior, um dano físico em alguma pessoa.
O
sistema de radiocontrole é composto de vários equipamentos e
QUALQUER UM DELES que não esteja em boas condições vai
prejudicar o funcionamento do conjunto todo.
As
causas mais comuns de falha nos RC são:
1º
Bateria
-
Falta de carga
-
Bateria mal acondicionada que se solta durante uma manobra desligando
o rádio
- Baterias muito velhas com fio preto oxidado
-
Baterias feitas com células de baixa qualidade
-
Soldagem das células mal feitas
-
Terminais oxidados provocando mal contato
2º
Chave liga / desliga
-
Contatos da chave oxidados ou frouxos
-
Terminais da chave oxidados ou frouxos
3º
Falta de alcance do rádio
-
Transmissor com potência baixa ( quem costuma deixá-lo
ligado para descarregar a bateria!)
-
Transmissor descalibrado ( circuito mexido por pesoas não habilitadas
)
-
Transmissor com problemas na bateria ( todos mencionados no ítem
1º )
- Transmissor com chaves quebradas ( quebrando a chave os contatos internos
da mesma podem ficar soltos provocando até mesmo a interrupção
dos comandos se for a chave do TRAINER )
-
Receptor com antena curta
-
Receptor com problemas no filtro cerâmico
-
Receptor descalibrado ( circuito mexido por pesoas não habilitadas
)
- Receptor com os terminais oxidados gerando mal contatos ( geralmente
ocorre quando o receptor caiu nágua )
4º
Servos
-
Fios e conectores oxidados ou quebrados ( funcionamento aleatório
)
-
Potênciomentro de centragem danificado ( servo fica tremendo sem
parar )
- Defeito no circuito eletrônico ( apenas um servo com esse defeito
pode gerar um ruido que fará todos os outros servos tremerem )
Outras causas também podem fazer com que o rádio apresente
falhas ou mesmo fique inoperante mas essas são as mais comuns .
Quando
o rádio apresentar problemas, é importante que o aeromodelista
faça alguns testes e exames preliminares a fim de evitar a remessa
de todo o equipamento para a oficina quando o defeito é apenas no receptor.
Tenho recebido rádios para conserto que simplesmente NÃO TEM
DEFEITO ALGUM! Na maioria das vezes o problema tem como causa um servo defeituoso
ou uma chave com mal contato.
Uma
rotina simples permite isolar a causa do problema evitando despesas e riscos
maiores para enviar o todo o rádio para o conserto.
1
. Rádio não funciona.
a ) Retire o cristal do seu transmissor e coloque em outro que esteja funcionando
normal
Voltou a funcionar normal -----> defeito
está no seu transmissor.
Não funcionou
b)
Retire o cristal do seu receptor e instale em outro receptor igual que esteja
funcionando normal.
Voltou
a funcionar normal -----> defeito está
no seu receptor.
c)
Se mesmo assim o rádio ainda não funciona, o defeito pode estar
nos cristais ou na alimentação
do receptor ( bateria, chave ou conectores )
2
. Rádio não tem alcance.
a) Refaça os teste a) e b) do item acima mantendo uma distância
de 30 metros entre o receptor e o transmissor, ( Teste de alcance ). As conclusões
serão as mesmas, você vai identificar se o problema é
no receptor ou no transmissor.
3
. Servos tremem estando com o LIGADO transmissor próximo ao receptor.
a
) Refaça os 3 itens acima para ter certeza que o problema não
está no receptor ou no transmissor.
Se os servos continuam tremendo mesmo você tendo trocado o transmissor
e o receptor, retire
TODOS
os servos do receptor e volte a instalar UM DE CADA VEZ sempre refazendo
o teste
para verificar se o servo que foi instalado treme. Certamente um dos servos
quando ligado fará
com que todos ou fiquem tremendo e ao retirá-lo os outros param de
tremer.
Este
servo é a causa do problema.
Estes
três teste básicos permitirão que você identifique
perfeitamente qual dos componentes do RC
está com problemas e você poderá enviar sómente
ele para o conserto.
Atente para estes detalhes.
-
É normal os servos do avião ficarem tremendo se você
ligar só o receptor, principalmente se você estiver num local onde
estão mais
colegas com os transmissores ligados. Eles devem parar imediatamente
quando você ligar o SEU transmissor.
-
É normal os servos do avião ficarem tremendo se você
aproximar o seu transmissor LIGADO E COM A ANTENA TODA ESTICADA da antena
do receptor.
-
Tremores notados no vôo nem sempre são indícios de
defeito no rádio. Observe se não acontece sempre na mesma
área da pista, se ocorre
só com o seu avião, e caso ocorra com outro modelos procure
saber se o canal não é o mesmo ou próximo do canal que
você utiliza. Se o problema ocorrer com determinados canais ( proximos)
é possível que haja alguma estação transmissora
( rádioamador, PX, comunicação particular, etc ) que
esteja transmitindo numa freqüência proxima dos canais utilizados.
Caso os tremores aconteçam com outros aviões independente do
canal utilizado,
podemos suspeitar de alguma massa metálica no subsolo daquela região
da pista, uma vertente dágua, um telhado metálico, torres de
alta tensão, ou até uma lagoa. A melhor solução
é sobrevoar a área a uma altura que o problema não aconteça.
Quanto mais perto do chão maior será a interferência.
-
Se você estiver numa situação crítica de perda
do controle do avião JAMAIS APONTE A PONTA DA ANTENA DO TRANSMISSOR
PARA O MODELO. Levante o rádio o mais alto possível e mantenha
o mesmo na posição VERTICAL. Nessa posição - transmissor
com a antena
bem na vertical em relação ao avião a intensidade do
sinal de rádio será a maior possível. Procure trazer
o modelo para o mais próximo possível da pista que a medida
que ele se aproximar o controle será cada vez mais preciso independente
do problema que ocasionou a perda do alcance.
A Futaba é a marca preferida dos brasileiros.
Periodicamente
sou solicitado a responder qual é a melhor marca de radiocontrole.
Quase sempre é um iniciante no modelismo, mas tenho ouvido essa mesma
pergunta até de modelistas que praticam o hobby a muitos anos.
Invariávelmente
a minha resposta é sempre a mesma:
-
Técnicamente todos os maiores maiores fabricantes de RC respeitam fielmente
os parâmetros impostos pelas normas técnicas, até porque
os RC que chegam no Brasil, provem dos EUA onde o FCC ( Federal Communication
Comite ) - a ANATEL deles - mantém uma severa vigilância sobre
os produtos. Simplificando, todos eles comportam-se da mesma forma em relação
a potência transmitida (alcance ) , freqüência do canal,
sensibilidade e seletividade do receptor
( capacidade de receber sinais fracos e capacidade de separar dois sinais
próximos respectivamente ). Então a próxima pergunta
é:
-
Então qual é a diferença entre um rádio Futaba
e um JR ou um Airtronics ou ainda um Hitec?
-
Nenhuma além do preço é claro.
Claro
que estou falando em tese, porque as vezes um modelo de um fabricante oferece
mais opções operacionais do que outro com o mesmo numero de
canais.
Tratando
de rádios mais simples como os modelos de 4 canais praticamente todos
são bem semelhantes.
Equipamentos
maiores e mais complexos como os rádios de 7,8 e 9 ou mais canais,
a coisa muda um pouco porque as formas de progamação são
diferentes e agradam uns e não agradam outros, uns rádios tem
funcões específicas que não tem em outros, etc.
Resumindo você pode comprar qualquer uma das marcas de RC existentes
no mercado que estará bem servido.
Atente porém para um detalhe: A marca de RC que predomina no mercado
brasileiro é a Futaba. Isso vai facilitar a sua vida na hora de negociar
um receptor, transmissor ou qualquer outro equipamento dessa marca. Ou seja
qualquer problema que o seu equipamento apresentar, certamente você
não terá dificuldades de conseguir outro para substitui-lo entre
os demais colegas modelistas.
O
gráfico mostrado abaixo deixa claro o que foi afirmado acima.
Obs.
Quem olha o gráfico poderia interpretar que a marca Futaba é
a que mais estraga, por isso desponta entre as demais marcas que aparecem
para conserto na oficina.
Isso não é verdade porque a maior causa de problemas nos RC
são as "lenhas" que provocam a quebra dos componentes eletrônicos
dos receptores.
Em segundo lugar está o mau uso do RC pelo modelista que entre outras
coisas, coloca as baterias invertidas no transmissor, deixa o transmissor
ligado por várias horas para descarregar a bateria, quebra a antena
e as chaves de controle ( dual rate, etc ), deixa a bateria por vários
meses conectada ao transmissor provocando a oxidação dos terminais
e da placa do circuito pelo vazamento das mesmas, e outras mais
As
causas "naturais", problemas apresentados por defeitos de componentes
dos circuito dos RC, são mínimas e podemos dizer que ficam distribuidas
igualmente entre todas as marcas.
Mano
Pessoal,
a foto acima dá uma idéia de como recebo alguns receptores para
"consertar". É claro que quando os equipamentos chegam nesse
estado nada mais se pode fazer para recuperá-los. Para não correr
atrás do prejuízo, devemos fazer o que estiver ao nosso alcançe
para EVITÁ-LO !
Entre
os equipamentos eletrônicos embarcados no avião, sem dúvida
o receptor é o mais sensivel
e também o mais caro. A razão da fragilidade dos receptores,
deve-se principalmente aos CRISTAIS e ao FILTRO CERÂMICO, componentes
esses, existentes em QUALQUER marca ou modelo de receptor.
Cristal
externo.
Cristal interno.
Determina
o canal do receptor
2ª
conversão do receptor
Nas
imagens acima podemos ver dois tipos mais comuns de cristais utilizados nos
receptores de RC. O cristal da esquerda é o cristal que todos conhecemos
e que manuseamos quando vamos "trocar o canal do rádio".
Na imagem da direita encontramos outro modelo de cristal um pouco menor e
que fica soldado internamente na placa do receptor.
Esses
componentes, embora mais resistentes mecânicamente do que os filtros
cerâmicos, também podem ser danificados quando o receptor
é submetido a uma batida muito violenta ( lenha ).
Se
um dos cristais quebrar o receptor simplesmente PÁRA DE FUNCIONAR.
Quando
o defeito é no cristal interno, o receptor pode até funcionar
quando o rádio ( transmissor ) estiver próximo, porque como
o sinal é muito forte, mesmo estando o cristal danificado a onda de
rádio passará pelo circuito e irá acionar os servos.
Porém assim que afastarmos o rádio uns poucos metros os servos
começarão a tremer para logo em seguida pararem totalmente.
Nessa
foto vemos ao centro em cima um filtro cerâmico tal como ele é
colocado no rádio. As setas indicam a localização do
filtro num receptor Futaba ( a esquerda ) e num Hitec ( a direita ).
Na
parte central da foto, abaixo do filtro cerâmico, estão os componentes
internos do filtro. As pastilhas de cerâmica que são encaixadas
no suporte ( mais abaixo ) onde estão os terminais de soldagem para
a instalação na placa do receptor. Bem embaixo vemos a caixa
cinza - nesse modelo, mas que também pode ser de outras cores - onde
todo o conjunto é inserido.
Observe
que as pastilhas de cerâmica que constituem o "coração"
do filtro são apenas colocadas entre pequenas chapinhas verticais e
depois pressionadas dentro da caixa por outras duas chapas que atuam como
se fossem molas para manter o conjunto unido.
Não
é dificil concluir que o filtro é extremamente delicado! Qualquer
batida mais forte ou vibração é suficiente para deslocar
uma pastilha
de cerâmica e danificar o filtro.
O sinal de rádio que chega na antena do receptor, depois de passar
por vários circuitos amplificadores e misturadores, é enviado
ao filtro cerâmico. Caso o filtro esteja com algum problema, como por
exemplo alguma pastilha interna deslocada, ele vai dificultar a passagem do
sinal de
rádio ( aumento da perda de inserção ) , ocasionando
a falta de sensibilidade do receptor ( falta de alcance ).
Os problemas principais que o filtro cerâmico apresenta podem
ser fácilmente identificados pelo aeromodelista, e uma vez que o filtro
não " queima ", TODOS SÃO DEVIDO A PANCADAS NO RECEPTOR.
1.
FILTRO INOPERANTE
Pastilhas
de cerâmica totalmente deslocadas da posição original.
Sinal não passa. Receptor não funciona.
2.
FILTRO COM FUNCIONAMENTO INTERMITENTE
Pastilhas
de cerâmica soltas ou frouxas dentro do filtro. Sinal passa quando o
filtro não está sendo submetido a vibração ( motor
desligado ). Quando o motor é acionado a vibração transmitida
pela fuselagem atinge o receptor ( e o filtro ) fazendo com que o sinal sofra
pequenos cortes e provocando a famosa vibração ("jitter")
de todos os servos. Receptor funciona normalmente com o motor desligado (
as vezes com pouco alcance também ).
3.
FILTRO COM ALTA PERDA DE INSERÇÃO
Quando
se coloca um filtro passivo como o cerâmico em questão num circuito,
automáticamente o sinal ao atravessá-lo sofre uma
atenuação ( perda ). Essa perda é uma caracteristica
fisica do filtro e é bem conhecida do projetista. Essa perda é
chamada de "PERDA DE INSERÇÃO". Para compensá-la
geralmente o sinal é amplificado antes ou depois de entrar no filtro
e, dependendo do projeto antes e depois..
Voltando
ao nosso receptor de RC, se as pastilhas de cerâmica sofreram apenas
um pequeno deslocamento da posição original, o sinal
ainda consegue passar através do filtro, porém sofre uma atenuação
tão grande que os circuitos amplificadores não conseguem mais
compensar.
Nesse caso o receptor funcionará perfeitamente mesmo com o motor funcionando,
porém a medida que nos afastamos com o rádio, notaremos que
a poucos metros de distância o receptor não responderá
mais.
Convém notar que os defeitos mencionados acima podem ter outras causas que não o filtro cerâmico e só um exame detalhado com a instrumentação adequada será capaz de identificar.
Agora o mais importante. O QUE FAZER PARA EVITAR TUDO ISSO?
1.
SEMPRE enrole o receptor numa camada de espuma macia de pelo menos 1 cm de
espessura.
2.
NUNCA fixe o receptor na fuselagem com VELCRO!
3.
SEMPRE procure instalar o receptor longe da parede fogo de forma que em caso
de lenha do modelo a bateria ou a mesa de servos
não "esmaguem" o receptor contra a parede de fogo.
4.
NUNCA mexa nas regulagens internas do receptor sem a devida qualificação
e instrumentação.
5.
SEMPRE que reinstalar o receptor faça o teste de alcance do rádio
Seguindo as observações acima você preservará o seu rádio e voará com segurança e tranquilidade.
MANO
Tenho
sempre insistido junto ao pessoal para que, ao instalar o receptor na fuselagem
do avião, enrole o mesmo numa espuma bem
grossa evitando assim que o receptor receba vibrações do motor
e em caso de lenha não se rebente contra a parede fogo.
Muitos
colegas porém seguem o conselho mas depois de enrolar o receptor na
espuma, literalmente o espremem com várias voltas de
fita adesiva. Essa atitude comprime a espuma e reduz drásticamente
a capacidade da mesma de absorver impactos.
Vejam
as fotos abaixo observem que o receptor da esquerda encontra-se espremido
pela fita adesiva. Já o receptor da direita está "cômodamente"
instalado num colchão de espuma e em caso de "lenha" certamente
não sofrerá nenhuma avaria.
Atentem
para esse pequeno detalhe, ele poderá economizar um bom dinheiro para
você. Veja porque