Segurança
É preciso que todos os praticantes do aeromodelismo comecem a desenvolver uma
preocupação com a segurança.
É impressionante a negligência de determinados colegas ao manusear seu equipamento
no campo. A negligência no controle das freqüências utilizadas e o tráfego desordenado
sobre quem está no solo, vez por outra, provocam a queda do modelo sobre os
pilotos, ou sobre os espectadores. Pilotos posicionados na frente do hélice
ajustando o motor, decolagens diretamente da área destinada a táxi, vôos rasantes
na pista onde há colegas preparando-se para a decolagem ou tentando atravessar
para pegar seu modelo, enfim atitudes realmente "de arrepiar".
O "estrelismo", o "esnobismo" e a falta de companheirismo, infelizmente vem
tomando o lugar do cavalheirismo, da boa educação e do espirito de amizade daqueles
que dedicando-se ao aeromodelismo.
Por outro lado, felizmente, existem ainda muitos colegas que comportam-se de
forma correta e responsável, os quais raramente são vistos executando alguma
das atitudes mencionadas acima. Cabe a esses o dever e a responsabilidade de
orientar os novatos para que não proliferem em nosso meio maus aeromodelistas.
Antes de mais nada devem dar o exemplo. O aluno segue o instrutor em tudo !
Afinal, via de regra, o novato é como um bloco de pedra bruta, se o instrutor
for um artista o resultado será uma obra de arte, caso contrário teremos um
pedregulho em nossa pista...
Quando formos ensinar alguém precisamos ter em mente que aluno de hoje será
o nosso colega de amanhã, portanto não ensine a ele nenhuma atitude da qual
venha se arrepender no futuro. Especial atenção devem ter os responsáveis pelos
clubes e os encarregados de promover eventos que congreguem aeromodelistas.
Essas pessoas, às vezes, receosas de se tornarem antipáticos aos colegas,
relutam em fazer valer as normas de segurança durante uma seção de vôo. De certa
forma eles estão certos, não é nada agradável ter que bater no ombro do colega
e pedir para que ele não voe sobre as pessoas e permaneça dentro do perímetro
da pista.
O aeromodelista deve saber que existem regras básicas no campo que independente
de cobrança devem ser obedecidas por todos. Vejamos algumas delas :
No solo. - Sempre que for dar a partida no motor posicione a saída da surdina
em direção oposta aos espectadores ( ninguém gosta de "banho de fumaça" )
-
Após dar a partida no motor, posicione-se atrás do hélice para realizar ajuste
no motor.
- Não acione o motor com os dedos, use um "chiken stick" , starter elétrico
ou na falta desses o cabo de uma chave de fenda.
- Evite deixar o Ni-Starter ( bateria da vela ) preso na vela somente pela pressão
do contato, se ele cair sobre o hélice com o motor funcionando, só Deus sabe
aonde ele vai parar!
- Se possível peça ajuda nos procedimentos acima, pois caso o motor "dispare"
no momento da partida, a intervenção de um anjo-da-guarda é bem-vinda para segurar
o avião.
- Se você estiver compartilhando o canal do seu rádio com outro colega, quando
for a vez dele voar, procure ficar próximo dele quando ou num lugar onde ele
possa lhe ver, pois se o avião dele "lenhar", sempre vai pairar no
ar aquela dúvida se não foi você que ligou o seu rádio provocando a queda.
Em
vôo. - Planeje seu vôo. Observe os colegas que estão no ar. Veja que tipo
de vôo eles estão fazendo.
-
A menos que você goste de "fortes emoções" não decole se tiver mais de quatro
colegas voando. Espere um pouquinho que certamente a maioria vai pousar junto
e céu será todo seu, nem que seja por alguns breves minutos...
-
Se você estiver voando e de repente decolar um daqueles "kamikases" cujo rádio
tem uma trava na parte superior do stick do motor, não titubeie, pouse na primeira
oportunidade ( caso você a consiga...). Se não conseguir pousar, aceite um conselho
fique bem juntinho dele. Depois de pousar, proteja seu avião e vá para dentro
do carro até a "figura" pousar. Caso esse tipo de piloto seja a maioria no seu
clube, troque de clube, as vezes é melhor andar uns quilômetros a mais de carro
e voltar inteiro para casa...
- Todo mundo gosta de dar rasantes na pista, se esse for o caso, tente sugerir
aos colegas que estão voando, um sentido único de tráfego, isso vai facilitar
as coisa para todos, é claro contando que eles concordem com você...
- Cuidado com aqueles que gostam de ficar praticando "U-control" no meio da
pista! Isso vai transformar seu vôo num verdadeiro "globo da morte horizontal".
Suba seu modelo até uma altura segura diminua o motor e curta um vôozinho planado
sem stress. O cara lá embaixo logo vai cansar e você terá sua chance de dar
uma passada na pista.
- Procure manter seu vôo num quadrante a sua frente de modo a formar um angulo
de não mais que 60º em relação ao solo. O angulo ideal para uma visão perfeita
do modelo é de 45º. Lembre-se a 90º o avião está sobre a sua cabeça e ângulos
maiores você estará sobrevoando o pessoal que esta atrás de você!
- Nunca faça "mergulhos" com o avião na sua direção ou de qualquer pessoa.
Tenha em mente que os rádios podem falhar de uma hora para a outra, as superfícies
trancam sem mais nem menos e ai só resta jogar o transmissor longe e se atirar
no chão...
- Se o modelo que você esta pilotando é um avião, voe como um avião! Não faça
manobras rápidas e nervosas. O bom piloto se conhece pela "limpeza" dos comandos.
Aviões nervosos denunciam pilotos inexperientes! Faça manobras firmes e decididas,
não comece um loop e termine num oito cubano permeado de rolls! Outra coisa
se você gosta muito de fazer "torque roll" aceite a minha sugestão compre um
helicóptero, vai ser muito mais fácil... Afinal o esporte que você está praticando
é AEROMODELISMO, isso quer dizer que você está pilotando um "modelo de avião"
e que deve voar como um avião. Por acaso você já viu algum avião real fazer
"torque roll"?
-
Tenha autocrítica não tente realizar manobras que pilotos experientes fazem.
Se você gosta de acrobacias, consiga um bom instrutor e treine bastante que
você chega lá. Lembre-se que o modelo para acrobacia deve ter um ajuste
preciso e delicado, cada modelo tem sua própria característica e fatalmente
executará algumas manobras melhor do que outras.
- Conheça o avião que esta pilotando, saiba aonde anda o CG, verifique a velocidade
de stall, use o motor com parcimônia, "trime" o avião colocando-o numa altura
segura, contra o vento e ajuste-o para que se mantenha em uma atitude retilínea
e nivelada sem que voce estaja atuando nos controles. Verifique o quanto é necessário
atuar nos "trimers" dos sticks para que o modelo mantenha-se nessa atitude.
Quanto mais no centro ficarem os "trimers" mais "certinho" estará o seu avião.
- Não abuse da quantidade de comando nas superfícies, lembre-se que um aileron
com muito comando produz um elevado arrasto, ou seja, ocasiona uma perda de
sustentação da asa. Quando você atua no aileron você esta "estolando" o lado
da asa que o aileron subiu e aumentando a sustentação no lado oposto onde o
aileron baixou . Por isso o avião faz a curva, metade da asa "cai" e a outra
metade "sobe".
- Outro item importante que vai garantir um fim de semana com vôos tranqüilos
é uma cuidadosa inspeção nas baterias do rádio. Fique atento para packs com
o fio negativo que apresenta uma coloração escura ou azulada. Isso indica que
alguma célula no pack vazou, indicando que você deve providenciar o mais breve
possível a substituição do mesmo. Geralmente isso ocorre quando o pack é fica
muito tempo ligado ao carregador. Estou falando para o pessoal que deixa o rádio
carregando durante 15 horas, depois usa o rádio durante 30 a 40 minutos no campo
e depois aplica mais 15 horas de carga no pack...
-
Se você é novato no aeromodelismo tenha o máximo de critério para escolher seu
instrutor. Lembre-se que ele será o seu "guru" na prática do modelismo. Escolher
um instrutor é como escolher uma namorada, você não é obrigado a pegar a primeira
que aparece na sua frente... Observe o pessoal que está voando. Observe
o modo de pilotar de cada um. Observe as conversas. Evite escolher como instrutor
um daqueles camaradas que "sabe tudo", entende de aerodinâmica, de motor, de
rádio, de combustível, de acrobacia e como se não bastasse fica a tarde toda
falando com um e com outro disso e daquilo... Lembre-se do ditado árabe " O
tolo fala o sábio escuta "... Se você encontrar um piloto que faça uma boa decolagem
deixando o avião correr na pista e elevar-se gradativamente ganhando altura
numa trajetória retilínea; que durante o vôo mantenha o avião num vôo
suave e preciso; que utilize constantemente o stick do acelerador, ora aplicando
motor ora reduzindo; que durante o procedimento de pouso traga o avião nivelado
ao entrar na pista mantendo-o assim até tocar a mesma sem sobressaltos, pulos
ou perda a alinhamento do eixo da pista, certamente esse será um bom
instrutor.
Muitas outras coisa poderiam ser ditas a respeito da segurança na prática do
aeromodelismo, mas acredito que se conseguirmos operacionalizar somente essas
já teremos dado um grande passo no caminho de um esporte mais saudável e seguro
para todos.
Mano
Interferências de telefones celulares.
Alguns textos relatando interferência de telefones celulares em equipamentos de RC, tem aparecido na Internet, sobretudo nos Foruns de debates sobre rádios. Chamou a minha atenção um destes relatos porque tem como fonte um artigo publicado na revista argentina EL-AEROMODELISTA, cuja fonte citada é uma publicação norte americana RC/REPORT MAGAZINE e escrito por TONY STILLMAN proprietário da RADIO SOUTH uma grande empresa de manutenção de RC naquele país.