Segurança
                         
  É preciso que todos os praticantes do aeromodelismo comecem a desenvolver uma 
  preocupação com a segurança. 
                         
  É impressionante a negligência de determinados colegas ao manusear seu equipamento 
  no campo. A negligência no controle das freqüências utilizadas e o tráfego desordenado 
  sobre quem está no solo, vez por outra, provocam a queda do modelo sobre os 
  pilotos, ou sobre os espectadores. Pilotos posicionados na frente do hélice 
  ajustando o motor, decolagens diretamente da área destinada a táxi, vôos rasantes 
  na pista onde há colegas preparando-se para a decolagem ou tentando atravessar 
  para pegar seu modelo, enfim atitudes realmente "de arrepiar". 
                        
  O "estrelismo", o "esnobismo" e a falta de companheirismo, infelizmente vem 
  tomando o lugar do cavalheirismo, da boa educação e do espirito de amizade daqueles 
  que dedicando-se ao aeromodelismo. 
                        
  Por outro lado, felizmente, existem ainda muitos colegas que comportam-se de 
  forma correta e responsável, os quais raramente são vistos executando alguma 
  das atitudes mencionadas acima. Cabe a esses o dever e a responsabilidade de 
  orientar os novatos para que não proliferem em nosso meio maus aeromodelistas. 
  Antes de mais nada devem dar o exemplo. O aluno segue o instrutor em tudo ! 
  Afinal, via de regra, o novato é como um bloco de pedra bruta, se o instrutor 
  for um artista o resultado será uma obra de arte, caso contrário teremos um 
  pedregulho em nossa pista... 
                       
  Quando formos ensinar alguém precisamos ter em mente que aluno de hoje será 
  o nosso colega de amanhã, portanto não ensine a ele nenhuma atitude da qual 
  venha se arrepender no futuro. Especial atenção devem ter os responsáveis pelos 
  clubes e os encarregados de promover eventos que congreguem aeromodelistas. 
  Essas pessoas, às vezes, receosas de se tornarem antipáticos aos colegas, 
  relutam em fazer valer as normas de segurança durante uma seção de vôo. De certa 
  forma eles estão certos, não é nada agradável ter que bater no ombro do colega 
  e pedir para que ele não voe sobre as pessoas e permaneça dentro do perímetro 
  da pista. 
                      
  O aeromodelista deve saber que existem regras básicas no campo que independente 
  de cobrança devem ser obedecidas por todos. Vejamos algumas delas : 
                      
  No solo. - Sempre que for dar a partida no motor posicione a saída da surdina 
  em direção oposta aos espectadores ( ninguém gosta de "banho de fumaça" ) 
                                     - 
  Após dar a partida no motor, posicione-se atrás do hélice para realizar ajuste 
  no motor. 
                                     
  - Não acione o motor com os dedos, use um "chiken stick" , starter elétrico 
  ou na falta desses o cabo de uma chave de fenda. 
                                     
  - Evite deixar o Ni-Starter ( bateria da vela ) preso na vela somente pela pressão 
  do contato, se ele cair sobre o hélice com o motor funcionando, só Deus sabe 
  aonde ele vai parar! 
                                    
  - Se possível peça ajuda nos procedimentos acima, pois caso o motor "dispare" 
  no momento da partida, a intervenção de um anjo-da-guarda é bem-vinda para segurar 
  o avião. 
                                    
  - Se você estiver compartilhando o canal do seu rádio com outro colega, quando 
  for a vez dele voar, procure ficar próximo dele quando ou num lugar onde ele 
  possa lhe ver, pois se o avião dele "lenhar", sempre vai pairar no 
  ar aquela dúvida se não foi você que ligou o seu rádio provocando a queda. 
                      Em 
  vôo. - Planeje seu vôo. Observe os colegas que estão no ar. Veja que tipo 
  de vôo eles estão fazendo. 
                                    - 
  A menos que você goste de "fortes emoções" não decole se tiver mais de quatro 
  colegas voando. Espere um pouquinho que certamente a maioria vai pousar junto 
  e céu será todo seu, nem que seja por alguns breves minutos... 
                                    - 
  Se você estiver voando e de repente decolar um daqueles "kamikases" cujo rádio 
  tem uma trava na parte superior do stick do motor, não titubeie, pouse na primeira 
  oportunidade ( caso você a consiga...). Se não conseguir pousar, aceite um conselho 
  fique bem juntinho dele. Depois de pousar, proteja seu avião e vá para dentro 
  do carro até a "figura" pousar. Caso esse tipo de piloto seja a maioria no seu 
  clube, troque de clube, as vezes é melhor andar uns quilômetros a mais de carro 
  e voltar inteiro para casa... 
                                   
  - Todo mundo gosta de dar rasantes na pista, se esse for o caso, tente sugerir 
  aos colegas que estão voando, um sentido único de tráfego, isso vai facilitar 
  as coisa para todos, é claro contando que eles concordem com você... 
                                   
  - Cuidado com aqueles que gostam de ficar praticando "U-control" no meio da 
  pista! Isso vai transformar seu vôo num verdadeiro "globo da morte horizontal". 
  Suba seu modelo até uma altura segura diminua o motor e curta um vôozinho planado 
  sem stress. O cara lá embaixo logo vai cansar e você terá sua chance de dar 
  uma passada na pista. 
                                   
  - Procure manter seu vôo num quadrante a sua frente de modo a formar um angulo 
  de não mais que 60º em relação ao solo. O angulo ideal para uma visão perfeita 
  do modelo é de 45º. Lembre-se a 90º o avião está sobre a sua cabeça e ângulos 
  maiores você estará sobrevoando o pessoal que esta atrás de você! 
                                  
  - Nunca faça "mergulhos" com o avião na sua direção ou de qualquer pessoa. 
  Tenha em mente que os rádios podem falhar de uma hora para a outra, as superfícies 
  trancam sem mais nem menos e ai só resta jogar o transmissor longe e se atirar 
  no chão... 
                                  
  - Se o modelo que você esta pilotando é um avião, voe como um avião! Não faça 
  manobras rápidas e nervosas. O bom piloto se conhece pela "limpeza" dos comandos. 
  Aviões nervosos denunciam pilotos inexperientes! Faça manobras firmes e decididas, 
  não comece um loop e termine num oito cubano permeado de rolls! Outra coisa 
  se você gosta muito de fazer "torque roll" aceite a minha sugestão compre um 
  helicóptero, vai ser muito mais fácil... Afinal o esporte que você está praticando 
  é AEROMODELISMO, isso quer dizer que você está pilotando um "modelo de avião" 
  e que deve voar como um avião. Por acaso você já viu algum avião real fazer 
  "torque roll"? 
                                  - 
  Tenha autocrítica não tente realizar manobras que pilotos experientes fazem. 
  Se você gosta de acrobacias, consiga um bom instrutor e treine bastante que 
  você chega lá. Lembre-se que o modelo para acrobacia deve ter um ajuste 
  preciso e delicado, cada modelo tem sua própria característica e fatalmente 
  executará algumas manobras melhor do que outras. 
                                  
  - Conheça o avião que esta pilotando, saiba aonde anda o CG, verifique a velocidade 
  de stall, use o motor com parcimônia, "trime" o avião colocando-o numa altura 
  segura, contra o vento e ajuste-o para que se mantenha em uma atitude retilínea 
  e nivelada sem que voce estaja atuando nos controles. Verifique o quanto é necessário 
  atuar nos "trimers" dos sticks para que o modelo mantenha-se nessa atitude. 
  Quanto mais no centro ficarem os "trimers" mais "certinho" estará o seu avião. 
  
                                  
  - Não abuse da quantidade de comando nas superfícies, lembre-se que um aileron 
  com muito comando produz um elevado arrasto, ou seja, ocasiona uma perda de 
  sustentação da asa. Quando você atua no aileron você esta "estolando" o lado 
  da asa que o aileron subiu e aumentando a sustentação no lado oposto onde o 
  aileron baixou . Por isso o avião faz a curva, metade da asa "cai" e a outra 
  metade "sobe". 
                                 
  - Outro item importante que vai garantir um fim de semana com vôos tranqüilos 
  é uma cuidadosa inspeção nas baterias do rádio. Fique atento para packs com 
  o fio negativo que apresenta uma coloração escura ou azulada. Isso indica que 
  alguma célula no pack vazou, indicando que você deve providenciar o mais breve 
  possível a substituição do mesmo. Geralmente isso ocorre quando o pack é fica 
  muito tempo ligado ao carregador. Estou falando para o pessoal que deixa o rádio 
  carregando durante 15 horas, depois usa o rádio durante 30 a 40 minutos no campo 
  e depois aplica mais 15 horas de carga no pack... 
                                - 
  Se você é novato no aeromodelismo tenha o máximo de critério para escolher seu 
  instrutor. Lembre-se que ele será o seu "guru" na prática do modelismo. Escolher 
  um instrutor é como escolher uma namorada, você não é obrigado a pegar a primeira 
  que aparece na sua frente... Observe o pessoal que está voando. Observe 
  o modo de pilotar de cada um. Observe as conversas. Evite escolher como instrutor 
  um daqueles camaradas que "sabe tudo", entende de aerodinâmica, de motor, de 
  rádio, de combustível, de acrobacia e como se não bastasse fica a tarde toda 
  falando com um e com outro disso e daquilo... Lembre-se do ditado árabe " O 
  tolo fala o sábio escuta "... Se você encontrar um piloto que faça uma boa decolagem 
  deixando o avião correr na pista e elevar-se gradativamente ganhando altura 
  numa trajetória retilínea; que durante o vôo mantenha o avião num vôo 
  suave e preciso; que utilize constantemente o stick do acelerador, ora aplicando 
  motor ora reduzindo; que durante o procedimento de pouso traga o avião nivelado 
  ao entrar na pista mantendo-o assim até tocar a mesma sem sobressaltos, pulos 
  ou perda a alinhamento do eixo da pista, certamente esse será um bom 
  instrutor.
                               
  Muitas outras coisa poderiam ser ditas a respeito da segurança na prática do 
  aeromodelismo, mas acredito que se conseguirmos operacionalizar somente essas 
  já teremos dado um grande passo no caminho de um esporte mais saudável e seguro 
  para todos. 
Mano
 
    Interferências de telefones celulares.
Alguns textos relatando interferência de telefones celulares em equipamentos de RC, tem aparecido na Internet, sobretudo nos Foruns de debates sobre rádios. Chamou a minha atenção um destes relatos porque tem como fonte um artigo publicado na revista argentina EL-AEROMODELISTA, cuja fonte citada é uma publicação norte americana RC/REPORT MAGAZINE e escrito por TONY STILLMAN proprietário da RADIO SOUTH uma grande empresa de manutenção de RC naquele país.