Telemetria

            

           A rápida evolução da tecnologia veio trazer para os modelistas em geral a possibilidade de monitorar as condições de funcionamento do modelo controlado em tempo real, ou seja, instantaneamente.
          Voltagem da bateria de bordo, consumo de energia dos servos, velocidade e altitude no caso dos aviões, e quaisquer outros dados produzidos dinamicamente são passiveis de serem visualizados a distancia  enquanto acontecem remotamente. 
            Os primeiros sistemas de telemetria eram totalmente independentes do radicontrole e, por isso, necessitavam de um sistema de rádio (link) que colhesse os dados a bordo e os transmitisse para um receptor em terra, ainda no caso de aeromodelos.
            Esses sistemas precisavam ser bem escolhidos para que não houvesse interferência no radiocontrole do modelo, o que seria um desastre. 
            Com a progressiva utilização da faixa de 2.4GHz os sistemas de telemetria puderam ser melhor dimensionados e utilizar frequencias bem distantes dos rádios afastando a chance de produzir interferencias.
            Atualmente o baixo custo da tecnologia permitiu que a telemetria já venha "embutida" no próprio radiocontrole  formando um sistema fechado e de alta eficiencia onde os receptores possuem um micro sistema de transmissão e enviam para o rádio os dados dos sensores de bordo.
            O sistema é fascinante e muito perfeito mas esbarra num detalhe que muita gente não se dá conta: Como o piloto que está controlando o aeromodelo vai visualizar os dados da telemetria?
            Nos sistemas de FPV - Fisrt Person View - ou Vôo em primeira pessoa, o próprio  link de vídeo transmite os dados para o display dos óculos do piloto ( OSD - One Screen Display ) juntamente com o visual da câmera de bordo permitindo que o piloto visualize todas as informações sem tirar a atenção da pilotagem


            Entretanto nos radiocontroles não existe a imagem de uma câmera, é a visão do próprio piloto que enxerga e modelo em vôo. Por isso é necessário a utilização de um display em separado ou do proprio display do rádio que alem das informações normais de funcionamento do rádio  precisará mostrar os dados da telemetria.
            Técnicamente isso é muito fácil de ser implementado, mas o que não é fácil é o piloto desviar a atenção do avião para olhar a tela, principalmente se esta contem muitas informações.
            Ora, então de que adianta disponibilizar tanta coisa na tela do rádio se isso tudo não puder ser observado pelo piloto?
            A solução encontrada pelos fabricantes foi disponibilizar sinais sonoros de modo que o piloto seja avisado de ocorrências que estejam acontecendo a bordo do avião.
            O rádios de ultima geração dispõe inclusive de várias mensagens pré-gravadas que são "faladas" pelo rádio na forma de "avisos". Entretanto como essas mensagens - ainda - são na língua inglesa, não facilitam muito para o piloto que não entende o inglês.
            Resumindo eu penso que o sistema de telemetria mais eficiente e barato é o sistema que emite bips de aviso, para informar que a bateria de bordo está com pouca carga e que o sistema de rádio está perdendo sinal. São as duas informações mais criticas que o piloto deve ter conhecimento enquanto estiver voando sem precisar desviar a atenção do avião.
            De nada adianta ter uma tela com um monte de informações se a sua visualização tornar o vôo inseguro.
           

*Manorc julho 14

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Drones

 

            Os aeromodelistas americanos estão preocupados com um projeto de lei junto ao Senado daquele país, que visa proibir o uso dos Drones.
            A palavra Drone na língua inglesa quer dizer "zangão" e é usada para denominar "máquinas voadoras" com três ou mais motores instalados na vertical cujo peso varia de 1 a 25 Kg.
            A denominação refere-se ao barulho emitido pelas hélices do Drone que se assemelha ao zumbido de um zangão.
            Esse tipo de configuração permite que se tenha um equipamento que voa igual a um helicóptero porém com muito mais estabilidade.
            Equipados com uma sofisticada eletrônica embarcada que inclui acelerômetros, sensores de horizonte, GPS e outros, os Drone são máquinas perfeita para determinadas atividades, onde outras aeronaves deixam a desejar..
            Usando um aeromodelo tradicional equipado com uma eletrônica semelhante é possível voar em FPV ( First Person View - ou Vôo em primeira pessoa ) onde o aeromodelista ( piloto ) consegue ver a trajetória do avião através de uma câmera de vídeo instalada no modelo que transmite as imagens a um display em forma de óculos.
            Embora o vôo do Drone não deixe de ser um FPV, fica difícil dizer que um Drone é um aeromodelo e que um aeromodelo é um Drone devido as diferentes características de cada um.
            Existe outra denominação para os Drones:  UAV ( Unmanned Aerial Veiculo ) ou em português VANT ( Veículo Aéreo não Tripulado ).  Essa denominação é mais usada entre os militares para designar um avião sem piloto embarcado. Existem diversas aeronaves tradicionais que são transformadas em VANTs para atender atividades especiais como alvos em combates aéreos.


Fonte: www.G1.com.br


            Feitas essas considerações voltemos ao foco do texto que é a regulamentação do uso dos Drones.
            Nos EUA, a restrição dos vôos dos Drones refere-se apenas ao estado do Oregon, mas outros 30 estados americanos já estão discutindo o assunto.
            Veja mais detalhes em:
            http://www.therepublic.com/view/story/0b3790c565a14d08bd955bbcdff7bdd5/OR-XGR--Domestic-Drones-Bill
            A causa dessa legislação tão dura tem origem na idéia de que o vôo dos Drones violam da privacidade dos cidadãos que, ao que parece, não querem um objeto voador pairado sobre as suas cabeças xeretando  a  sua vida.
            Em vista disso,associações de aeromodelismo capitaneadas pela AMA estão protestando contra o projeto de lei alegando que o referido projeto não especifica explicitamente quais aeronaves seriam consideradas Drones, por isso mesmo englobando inclusive aeromodelos que voam em FPV..
            Para a AMA tem que haver uma clara distinção entre um equipamento multimotor destinado a vigilância privada ou a filmagens profissionais operado por empresas dedicada a essas atividades e um aeromodelo voando em FPV destinado ao lazer pessoal.
            Entretanto, mesmo que exista uma classificação oficial do que é Drone e o que é aeromodelo, não é possível negar que o uso indiscriminado de ambos sem que sejam observadas regras mínimas de segurança, certamente irão desembocar em muito problemas.
            Com a redução do preço dos componentes utilizados nos Drones, câmeras, links de rádio, GPS e etc, surgiram - e continuam a surgir - empresas e pessoas "especializadas" em montar e comercializar Drones colocando-os à disposição de qualquer pessoa que possam comprá-los..
            Considerando que as forças armadas e os órgãos públicos utilizem criteriosamente os seus Drones, o mesmo não se pode garantir para os usuários particulares, resultando um numero cada vez maior Drones voando para cá e para lá sem nenhum tipo de controle.
            Para aqueles que possuem alguma familiaridade com a aviação, não é difícil imaginar as conseqüências da colisão de um Drone, mesmo que de pequeno porte, com um avião ou a ingestão de um Drone pela turbina de um jato.
            Essa situação não é tão hipotética assim. Basta que ao programar a rota de um Drone no GPS, o piloto não observe que esta cruza o espaço aéreo de um aeroporto ou aeroclube.
            Colisões com prédios ou outros obstáculos na rota de um Drone também são possíveis..
            Voando FPV um aeromodelista pode desviar de um obstáculo estático, mas terá a mesma chance se o obstáculo for um avião ou helicóptero?
            Algumas empresas preocupadas com estas e outras questões que digam respeito a comercialização, uso e operação dos Drones em território brasileiro estão se organizando para propor uma urgente regulamentação do setor.
            Uma das pioneiras é a gaúcha Sky Drones  ( www.skydrones.com.br ) que encaminhou à ANAC uma petição muito bem embasada na atual legislação aeronáutica  brasileira, e nas regras de uso dos Drones vigentes na Europa e EUA.
            Veja mais detalhes em: Proposta
            Enquanto não temos uma legislação a respeito dos Drones é preciso que todos aqueles que utilizem estas aeronaves o façam com critério e profissionalismo inclusive os que voam por lazer.

 

 

Interface Spektrum STi -Telemetria via iPAD@

 

 

 

         Sempre buscando novas formas de unir suas tecnologias com os demais equipamentos em uso na atualidade, a Spektrum lança um interface que, acoplado em um iPAD possibilita a visualização das informações colhidas pelos sensores a bordo do modelo.
         Compativel com qualquer iiPad ,iPhone ou Pod touch, o interface STi permite ainda que o iPad seja programado para emitir um alarme sempre que qualquer um dos parametros monitorados no modelo exceda os limites pré determinados.

         Funções monitoradas.

         - Informação sobre a qualidade do link de rádio entre o controle e o modelo;
         - Voltagem da bateria de bordo ( receptor );
         - Voltagem da bateria de tração ( do motor em modelos elétricos);
         - Voltagem da bateria da ignição( motor a gasolina );
         - Voltagem da bateria de bordo ( receptor );
         - Temperatura;
         - Altímetro;
         - Medidor de velocidade.

        Maiores informações no link do fabricante: Spektrum.com

 

 

 

 

 

 

 

 

Spektrum AR 9200

          A Spektrum está lançando no mercado um mix de receptor e controlador de potência tipo Smart Fly para modelos gigantes e jatos, chamado de Power Save Evolution RX. A proposta do equipamento é reunir num único bloco um receptor com tres receptores satélites compativel com rádios JR e Spektrum DSM2, dois reguladores de voltagem que fornecem voltagem constante de 5,9 ou 7,4 volts para os servos mantendo a curva de torque e a performance de vôo, e podem ser alimentados por por baterias de 2 células de LiPo , 2 células de LiFePo (A123), ou 5 células de Nicd or Nimh, operando numa faixa de voltagem de 4,0 to 9,0 volts.
           Os reguladores trabalham com correntes de 20A nominais e até 40A de pico ( burst ).
           Sistema de monitoramento da voltagem das baterias por Leds facilmente visualizado pelo piloto.
           Dois Leds externos de alto brilho que permitem visualizar o estado de cada uma das baterias.

          Maiores detalhes e o manual de operação pode ser obtidos no site da Spektrum:            http://www.spektrumrc.com/Products/Default.aspx?ProdID=SPMAR9200
           

 

 

      Lamentavelmente perdemos o grande amigo Chiquinho - Francisco Sidney Alfaya devido a queda do seu avião no sábado passado 05/10/2013. http://www.poptvrs.com.br/noticia.php?id=1865
      Quem conhecia o Chiquinho jamais poderá esquecê-lo.
Com o seu temperamento sempre alegre e irreverente contagiava à todos contando histórias da sua vida com os aviões.
      Piloto de longa data era conhecido pela sua habilidade e cuidado que tinha com os suas aeronaves. Das muitas histórias que ouvi dele recordo de uma, que mesmo que não deva ser considerada como regra geral de conduta, traduz muito bem a sua conduta de vida.
      Ele dizia que não gostava de médicos, porque na idade dele, um checkup certamente encontraria algum problema de saúde que certamente o impediria de voar e, sem poder voar, embora com sáude ele estaria "morto" internamente.
     Grande filosofia.
     Fazer sempre o que gostamos de fazer. Isso é viver uma vida autêntica.
     Lembro de um filme que reflete precisamente esse pensamento: "Lições para toda a vida".
     Grande Chiquinho, um abraço no seu coração. Para os seus familiares que tiveram o privilégio de conviver com ele, as minhas sinceras condolências pela temporária perda.
     Mano