Carregadores
Os carregadores chineses viraram uma mania nacional. Isso tem a sua razão de ser. São funcionais e baratos, muito baratos.
Ressalvadas as considerações feitas sobre os produtos chineses em relação a sua qualidade e durabilidade, não é possivel dizer que estes carregado-
res sejam ruins, pelo contrário.
Alguém poderá dizer que o Bantan não é chinês e sim coreano. Está correto. Ele tem uma qualidade melhor do que os fabricados na China, mas em termos de funções é igual.
Mas o foco deste texto não é discorrer sobre a qualidade dos carregadores chineses, e sim tentar esclarecer um pouco o seu funcionamento e facili-
tando a sua utilização.
A caracteristica destes carregadores é terem o mesmo software ( programa interno ) . Não se sabe quem copiou de quem. Mas
isso é um ponto a favor deles porque, qualquer que seja a marca e o modelo o procedimento para carregar as baterias é sempre o mesmo.
Existem vários modelos destes carregadores e a diferença entre eles, além da aparência, é a capacidade de carregar as baterias.
Os mais comuns, como os da imagem acima, carregam baterias até 15 baterias de NiC ou NiMh e baterias de Lipo de 6S com taxas de corrente de até 5A na carga ( 50 watts ) e 1A na descarga ( 5 watts ).
É importante saber que estes carregadores precisam de uma fonte de 12 v CC para funcionar. Na verdade a faixa de voltagem necessária para o funcionamento normal do carregador fica entre 11 e 18 v CC. Essa alimentação pode ser obtida diretamente de uma bateria de 12v, observando que, se
quisermos carregar uma bateria com alta taxa de corrente será necessário uma bateria automotiva ou uma fonte que forneça no mínimo 15A. Porém se a bateria for pequena como a bateria do receptor
ou do rádio, geralmente de NiCd de 600/1500mA, podemos usar como fonte até abateria da caixa de campo que é de 12v 7A.
O uso de fontes alimentadas a partir da rede elétrica domiciliar obedece o mesmo critério. Quanto maior for a corrente de carga, mais "forte" terá que ser a fonte. Fontes pequenas não danificam o carregador, apenas quando a voltagem entregue ao carregador diminuir de 11 volts devido ao excesso de carga, o carregador vai parar a carga e mostra uma mensagem do tipo " LOW INPUT VOLTAGE"
Carregando baterias de NiCd .
Vamos começar com uma bateria básica de receptor com 4,8v 1000mA de NiCd.
Não devemos esquecer que as baterias de NiCd DEVEM SER DESCARREGADAS ANTES DE CARREGAR. Podemos programar o carregador de duas maneiras: Primeiro descarregar a bateria e depois carregar manualmente, ou usar a função DCHG/CHG que fará o processo automáticamente.
Descarga manual.
1. Ligue o carregador e ligue a bateria nele.
2. Aperte o botão Batt.Type até que no diplay apareça PROGRAM SELECT NiCd BATT
3. Aperte o botão Start até que no diplay apareça NiCd DISCHARGE
4. Aperte o botão Start novamente. Vai ficar piscando o valor da corrente. Ajuste o valor desejado da corrente para descarregar a bateria. Normalmente a taxa de descarga é ajustada em 50% da capacidade da bateria. Neste caso seria de 0,5A ou, 500mA. Observe que apertando a seta da di-
reita( Inc.)o valor aumenta, enquando a da esquerda ( Dec.) diminui.
5. Aperte o botão Start novamente. Vai ficar piscando o valor da voltagem. Como a bateria é de 4,8v, ajuste o valor para 3,6v, que representa 0,9v/celula. Isso quer dizer que quando a voltagem da bateria chegar neste valor a descarga será interrompida impedindo que a bateria seja zerada.
6. Após acertar estes valores, Aperte o botão Start mas não solte. Em poucos segundos o display vai mostrar a mensagem BATTERY CHECK
WAIT... Se tudo estiver correto a descarga será iniciada.
Quando a bateria estiver descarregada, se a função BEEP do carregador estiver ativada, o carregar emitirá um som avisando que a descarga terminou.
Carga manual
Após deixar a bateria descançar 5 a 10 minutos, começamos o processo de carga.
1. Aperte o botão Start até que no diplay apareça NiCd CHARGE
2. Aperte o botão Start novamente. Vai ficar piscando o valor da corrente. Ajuste o valor desejado da corrente para descarregar a bateria. Para carregar a bateria, a taxa máxima deve ser de 50% da capacidade da bateria. Neste caso seria de 0,5A ou, 500mA. Porém quanto menor for a taxa, mais eficiente será a carga, ou seja, a bateria armazenará mais energia. Use as setas de Status para aumentar ou diminuir o valor da corrente de carga.
3. Após acertar estes valores, aperte o botão Start mas não solte. Em poucos segundos o display vai mostrar a mensagem BATTERY CHECK
WAIT... Se tudo estiver correto a carga será iniciada.
Da mesma forma que na descarga, quando a bateria estiver carregada, se a função BEEP do carregador estiver ativada, o carregar emitirá um som avisando que a descarga terminou.
Descarga e Carga automática com o uso da função DCHG/CHG
A função DCHG/CHG ou CHG/DCHG serve para "ciclar" as baterias uma vez que aplica um ou mais ciclos completos no pack. Seja descarregando e carregando ou fazendo o inverso. Esta é uma função semelhante àquela encontrada nos antigos cicladores SuperCycler da Planecom, que tem o nome de Descarga e Auto Carga a diferença é que nestes cicladores só é possivel aplicar o ciclo uma única vez e nestes cicladores que estamos tratando, podem ser aplicados até 5 ciclos completos nos packs.
É importante notar que os valores da carga e da descarga aplicados nesta função são os mesmos que estão ajustados nas funções manuais. Portanto antes de usar essa função não esqueça de escolher os valores adequados para o pack que será ciclado ou carregado.
1. Estando no menu NiCd CHARGE ou NiCd DISCHARGE aperte o botão Inc. até que apareça o menu DCHG/CHG.
2. Se aparecer NiCd CYCLE CHG/DCHG - carga e descarga, aperte o botão Start novamente. As letras CHG/DCHG ficarão piscando. Aperte o botão Inc. que as letras mudarão para DCHG/CHG.
3. Como queremos apenas descarregar a bateria e depois carregar, aperte o botão Start novamente e o numero 1 vai ficar piscando.Se fosse o caso de aplicar mais ciclos na bateria, bastaria apertar o botão Inc. até que apareça o numero de ciclos desejado.
4. Aperte o botão Start mas não solte. Em poucos segundos o display vai mostrar a mensagem BATTERY CHECK
WAIT... Se tudo estiver correto a carga será iniciada.
5. Quando o(s) ciclo(s) terminar(em), o carregador o carregar emitirá um som e o display mostrará DCHG 1 xxxx mA/h. Essa é a quantidade de carga que foi retirada da bateria durante a descarga; e CHG 1 xxxx mA/h correspondente a quantidade de carga que foi carregada na bateria.
Esses valores serão apresentado para cada ciclo feito na bateria, para ve-los basta apertar o botão Inc. No caso de ter sido aplicado apenas 1 ciclo os demais apresentarão valor 0000 mA/h.
Essa função é interessante porque informa o quanto de energia a bateria ainda continha de pois de uma seção de vôos. Isso proporciona uma boa idéia de como esta a "saúde" da bateria.
Todo o procedimento acima pode ser aplicado na bateria do rádio - 9,6volts, cuidando apenas para no menu descarga, ajustar a voltagem para 7,2 volts, ou seja, 0,9volts/elemento.
Para baterias de NiMh ( Niquel Metal Hidreto ), as considerações são exatamente as mesmas. Lembre-se que estas baterias esquentam com facilidade quando submetidas a altas taxas de carga. Isso danifica a bateria, fazendo com que a mesma tenha a sua capacidade de armazenar energia diminuida. Por isso, quanto menor for a taxa de carga, maior será a vida util da bateria.
Carregando baterias de LiPo.
A maioria dos aeromodelistas usam estes carregadores para carregar baterias de LiPo ( Litio Polimero ). Essas baterias são as mais usadas em modelos elétricos e também como fonte de energia para aviões gigantes que consomem de altas taxas de energia devido ao uso de servos com elevado torque.
Os carregadores possuem cinco menus para trabalhar com baterias de LiPo:
1. LiPo CHARGE
2. LiPo BALANCE
3. LiPo FAST CHG
4. LiPo STORAGE
5. LiPo DISCHARGE
Destes cinco veremos como aplicar apenas dois que são os mais usados para manter uma bateria de LiPo em bom estado, LiPo CHARGE e LiPo BALANCE.
Podemos constatar que embora os carregadores possam trabalhar com baterias de LiPo( Litio Polimero), LiIo(Litio Ion)e LiFe(Litio Ferro), a configuração que vem programada de fábrica é para LiPo. Porém se quisermos mudar para um dos outros dois tipos de bateria fazemos o seguinte:
1. Ligar o carregador
2. Aperte o botão Batt.Type até que no diplay apareça USER SET PROGRAM ->
3. Aperte o botão Start e no diplay vai aparecer LiPo V.Type 3.7V. Isso indica que o carregador está programado para baterias de LiPo
4. Aperte o botão Start novamente. Vai ficar piscando o valor da voltagem 3.7v
5. Aperte o botão Inc. Vai ficar piscando o valor da voltagem em 3,6v.e no diplay vai aparecer LiIo V.Type 3.6V. Iindicando que o carregador agora está programado para baterias de LiIo
6. Aperte o botão Inc. Vai ficar piscando o valor da voltagem em 3,3v.e no diplay vai aparecer LiFe V.Type 3.3V. Iindicando que o carregador agora está programado para baterias de LiFe.
7. Apertando o botão Start o valor da voltagem para de piscar e se você apertar o botão Batt.Type o display vai mostrar a mensagem PROGRAM SELECT LiFe BATT, no caso da escolha ter sido a opção "6".
Voltando para a configuração original, vamos trabalhar com as baterias de LiPo. Vamos usar como exemplo uma bateria de LiPo de 11,1volts 3S de 1800mA.
LiPo CHARGE carregando baterias de LiPo sem balanceamento
1. Ligar o carregador
2. Aperte o botão Batt.Type até que no diplay apareça PROGRAM SELECT LiPo BATT
3. Aperte o botão Start até que no diplay apareça LiPo CHARGE
4. Aperte o botão Start novamente. Vai ficar piscando o valor da corrente. Ajuste o valor desejado da corrente para carregar a bateria. É importante saber que os fabricantes recomendam que a taxa máxima de carga seja de 90% de C ( capacidade da bateria de LiPo). Na pratica podemos usar até 1C . Por exemplo, se a bateria é de 1800mA a taxa de carga máxima deve ser 1,8 A.
5. Aperte o botão Start novamente. Vai ficar piscando o valor da voltagem a ser selecionada e entre parentesis o numero de células da bateria. Por exemplo 11.1v (3S). Para mudar esse valor use os botões Dec. e Inc. até que a voltagem e o numero de células seja igual ao da bateria a ser carregada.
6. Ligue a bateria no carregador- fios vermelho e preto. IMPORTANTE: Ligue primeiro os fios no carregador ( bananas) para depois ligar no conector da bateria. Assim você evita que as pontas dos fios se toquem provocando um curto circuito.
7. Aperte o botão Start novamente. Vai aparecer no display BATTERY CHECK WAIT.... e a seguir R: 3 SER S: 3 SER CANCEL (STOP) CONFIRM (ENTER). O carregador checou a bateria (pela voltagem) e mostrou que a bateria "lida" é Read: 3S e que a Selecionada é 3S também. Se os valores forem iguais podemos apertar ENTER para confirmar. Nesse momento iniciará a carga e o display vai indicarna linha superior: Li 3S - bateria de 3 células; valor da corrente de carga e voltagem da bateria. Na linha de baixo CHG 000:00 - tempo em minutos e segundos; 00000 carga que já foi colocada na bateria em mA/h.
O valor da corrente de carga indicado vai depender da voltagem da bateria. Quanto maior for a voltagem menor será a corrente, mesmo que tenha sido ajustado uma taxa de carga maior. O carregador gerencia esses parâmetros para não sobrecarregar a bateria.
Na carga comum usa-se apenas os dois fios principais da bateria - positivo e negativo e, na carga balanceada é necessário ligar ao carregador também o conector do balanceamento.
LiPo BALANCE carregando baterias de LiPo com balanceamento
Sempre que possivel use esse método de carga porque o carregador estará monitorando cada uma das céluas que compõe o pack. Ou seja, ele vai distribuir a carga igualmente entre todas as células impedindo que uma venha receber maior carga que outra. Isso faz com que a célula sobrecarregada fique "estufada" e seja danificada.
1. Ligar o carregador
2. Aperte o botão Batt.Type até que no diplay apareça PROGRAM SELECT LiPo BATT
3. Aperte o botão Start até que no diplay apareça LiPo BALANCE
4. Aperte o botão Start novamente. Vai ficar piscando o valor da corrente. Ajuste o valor desejado da corrente para carregar a bateria. É importante saber que os fabricantes recomendam que a taxa máxima de carga seja de 90% de C ( capacidade da bateria de LiPo). Na pratica podemos usar até 1C . Por exemplo, se a bateria é de 1800mA a taxa de carga máxima deve ser 1,8 A.
5. Aperte o botão Start novamente. Vai ficar piscando o valor da voltagem a ser selecionada e entre parentesis o numero de células da bateria. Por exemplo 11.1v (3S). Para mudar esse valor use os botões Dec. e Inc. até que a voltagem e o numero de células seja igual ao da bateria a ser carregada.
6. Ligue a bateria no carregador- fios vermelho e preto. IMPORTANTE: Ligue primeiro os fios no carregador ( bananas) para depois ligar no conector da bateria. Assim você evita que as pontas dos fios se toquem provocando um curto circuito.
7. Aperte o botão Start novamente. Vai aparecer no display BATTERY CHECK WAIT.... e a seguir R: 3 SER S: 3 SER CANCEL (STOP) CONFIRM (ENTER). O carregador checou a bateria (pela voltagem) e mostrou que a bateria "lida" é Read: 3S e que a Selecionada é 3S também. Se os valores forem iguais podemos apertar ENTER para confirmar. Nesse momento iniciará a carga e o display vai indicarna linha superior: Li 3S - bateria de 3 células; valor da corrente de carga e voltagem da bateria. Na linha de baixo CHG 000:00 - tempo em minutos e segundos; 00000 carga que já foi colocada na bateria em mA/h.
Enquanto o carregador estiver carregando a bateria, se apertarmos no botão Inc, aparecerá na linha superior do display o valor da voltagem de cada uma das três células que compõe a bateria, isso se a bateria for de 3S. Se for 4S aparecerão as leituras das quatro células.
O restante do funcionamento é igual ao da função LiPo CHARGE.
Os carregadores ainda podem carregar baterias de chumbo-ácido (Pb) como a bateria usada na caixa de campo por exemplo. Tem também a capacidade para armazenar cinco programações pré ajustadas para carregar ou descarregar as baterias que usamos com mais frequencia e tem um menu chamado PROGRAM que permite mudar os parâmetros de cada tipo de bateria que vamos carregar. Destas funções mais avançada falaremos em outra oportunidade. A única função que precisamos saber é a que escolhe entre as baterias de LiPo, LiFe e LiIon conforme já foi explicado mais acima no texto.
Muitos
colegas me consultam porque estão indecisos entre comprar um ciclador
da Planecom ( Supercycler ) e um Triton, ou ainda outro carregador/ciclador
de marca diferente.
Pessoalmente optei por comprar um Triton devido não só a aplicação
no meu hobby como também no dia-a-dia da oficina uma vez que trabalho
com todos os tipos de baterias.
O
mercado está repleto de carregadores e cicladores de várias marcas
e preços, cada um deles fazendo o trabalho básico de carregar
e ciclar as baterias, entretanto, cada um deve considerar a sua necessidade
- atual ou futura - considerando alguns pontos básicos.
Por
exemplo:
Compre
um Triton se:
- Se você tem baterias de NiCd ou NiMh com capacidades maiores
do que 2000mA;
-
Se você tem ou pretende ter modelos elétricos, que utilizem baterias
de Lítio;
-
Se você não quer ficar esperando 15 horas para o pack carregar
completamente;
-
Se você não quer ficar sem voar quando chega no campo e vê
que esqueceu de carregar um pack;
Então, se você possui apenas os packs convencionais do receptor
e do transmissor - baterias de 500 a 700mA, e não pretende utilizar packs
de maior capacidade ou baterias de LiPoly ( Lítio ), você não
tem nenhuma necessidade de comprar um Triton.
Mas se que reciclar periodicamente as suas baterias e mantê-las sempre
com bom desempenho, compre um Descarregador de baterias do Mano,
que junto com o carregador original do rádio farão o serviço
eficientemente.
Quer gastar mais um pouco ( umas 4 vezes mais )? Então compre um SuperCycler
da Planecom que é um bom equipamento para esse serviço.
Por outro lado, se você está mesmo disposto a gastar mais e comprar
um Triton, vá em frente que não se arrependerá!.
Costumo brincar com o pessoal que me pergunta qual ciclador comprar dizendo:
"Se você quiser comprar um BMW para ir até aonde um
Gol 1000 poderia lhe levar, ótimo. Certamente fará o percurso
com muito mais conforto e pompa, mas chegará exatamente no mesmo destino!"
Bem,
não pensem que eu estou ganhando alguma coisa da Great Planes para falar
no Triton, eles certamente nem sabem que eu existo..., apenas tento passar a
minha experiência sobre um aparelho que eu conheço um pouco.
O
Triton é chamado de carregador inteligente não porque ele possa
pensar, mas porque ele tem memória, diferente de muita gente que pensa
mas não tem memória... Isso significa que o Triton pode ser
programado para trabalhar de diferentes formas, e põe diferentes nisso.
Bem mas vamos ver como é o funcionamento "na prática".
Vou
tratar apenas das programações básicas do Triton, só
para aqueles que tem preguiça de ler o manual ( mesmo quando é
em portugûes ), as
demais funções estão todas detalhadas no manual a disposição
de quem quiser "achá-las".
Ligando
o Triton
O
Triton precisa ser ligado a uma bateria de 12 volts ( automotiva ou "motomotiva"
- será que existe este termo? ) ou a uma fonte de alimentação
que forneça uma voltagem entre 11,5 a 15 volts DC ( corrente contínua
). Um boa fonte de PX funciona legal.
Note que tanto a bateria como a fonte devem ser capazes de fornecer uma corrente
de no mínimo 13 Ampéres ( 13 A ).
Aqui
já vem a primeira dúvida: Posso ligar o Triton na bateria da minha
caixa de campo que é de 7A? Pode se você não precisar carregar
baterias
com altas taxas de carga. Isto é, se você programar o Triton para
carregar uma bateria com uma taxa de 5A por exemplo, logo em seguida a voltagem
da bateria
da caixa de campo vai "arriar" e o Triton vai parar de funcionar quando
a voltagem da bateria atingir 10,5 volts.
Então,
para dar uma "carguinha" rápida no pack do receptor ou transmissor,
não tem problema. Se precisar carregar baterias maiores, ligue o Triton
na bateria de algum veículo próximo.
O
Triton tem proteção contra a inversão de polaridade tanto
da bateria ( ou fonte ) que o alimenta ( entrada ), quanto para a bateria que
será carregada. Portanto se você ligar os fios trocados na entrada
do Triton ( o positivo no lugar do negativo, ou o preto no lugar do vermelho)
ele simplesmente não
vai funcionar, mas também não vai queimar. Isso é bom!
Assim que conectar o Triton na bateria ( ou fonte ) você vai ouvir
um bip e no display, depois de aparecer o nome da Great Planes ElectriFly, vai
aparecer a última função executada pelo Triton quando foi
desligado.
Agora
é só programar o Triton para a bateria que você quer carregar,
ou descarregar ou ainda ciclar.
Identificando os botões de controle
A programação do Triton é feita através dos três
botões no painel frontal.
O
primeiro a esquerda, quadrado, com a inscrição MENU, que
acessa o MENU DE AJUSTES;
O
botão do meio também quadrado onde se lê BATT TYPE,
que acessa o MENU PRINCIPAL permitindo a escolha do tipo de bateria a
ser carregada;
Finalmente
bem a direita um botão maior, redondo sem nenhuma inscrição,
que quando girado, seleciona os menus e quando apertado permite
alterar os valores de cada um deles.
Partindo para a prática
Nada
melhor que "aprender fazendo".
Digamos que você quer fazer uma coisa bem básica: Carregar uma
bateria de bordo de 4,8 v 600mA de NiCd.
Apertando o botão BATT TYPE você verá que
aparecem no display os tipos mais comuns de baterias como NiMH ( Níquel
Metal Hidreto);
Pb ( Chumbo ácido - Bateria da caixa de campo ); Li-ion ( Lítio
Ion - que também pode ser Li Poly ); Memory [01] e NiCd ( Níquel
Cádmio ).
Você
vai notar que ao lado do tipo da bateria está a palavra charge
indicando que o Triton está preparado para CARREGAR a bateria. Logo abaixo
do tipo da bateria tem um número qualquer, por exemplo: 0,2A. Esse é
o valor da corrente de carga que o Triton fornecerá à bateria.
Digamos que você parou na posição NiCd charge
0,2A. Apertando o botão grande por alguns segundos o valor 0,2A começará
a piscar. Isto indica
que o Triton está esperando que você aceite ou MUDE o valor indicado.
Se você quiser mudar o valor da corrente de carga, para 0,3A ( 300mA ),
basta girar o botão grande no sentido horário e os valores vão
aumentando chegando até 5A ( 5.000mA ), após esse valor aparece
a palavra auto indicando que você está deixando para o Triton
decidir qual a melhor taxa de carga para a sua bateria.
Vamos
supor que você está com um pouco de pressa e seleciona um valor
de 0,9A ( 900mA ) = 1,5 C ou 1,5 vezes a capacidade da bateria
( 600mA ). Aperte novamente o botão grande por alguns segundos e o Triton
responderá com um bip e a mensagem BATTERY CHECK. Se a bateria estiver
corretamente ligada o processo de carag terá início. Caso contrário
aparecerá a mensagem ERROR NO BATTERY.
Veja
que aqui não importa se a bateria é de 4,8v,( 4 células
) 6,0 v ( 5 células ) ou 9,6 v ( 8 células ), desde que tenha
até 24 células o Triton vai
carregá-la com os 0,9 A até que a carga esteja completa. Também
não interessa se a capacidade da bateria é de 600mA ou 2000mA.
Isto
acontece porque para baterias de NiCd e NiMh o Triton utiliza o método
de carga chamado CORRENTE CONSTANTE.
Terminada
a carga emite uma série de bips e depois mostra a palavra END piscando
no display.
Não
esqueça que:
1.
Ao selecionar baterias de Li-Ion ao lado da indicação da taxa
de carga vai aparecer a voltagem, variando de 3,6v = 1 célula
ou 1S; 7,2v = 2
células ou 2S e 10,8v = 3 células ou 3S.
É necessário que você informe também ao Triton quantas
células a bateria de Lítio possui.
2.
Se você tiver carregando baterias de Chumbo ácido ( automotivas
), você també deverá indicar se é uma bateria de
6,0 v, 12v ou 24 volts. Para
carregar baterias de Lítio e Chumbo-Ácido, o Triton utiliza o
método de carga chamado CORRENTE CONSTANTE e VOLTAGEM CONSTANTE.
3.
Ainda na função de CHARGE para baterias de Lítio ou Chumbo
ácido, se ao invés de você apertar o botão grande
para iniciar a carga, apenas
girá-lo em qualquer um sentido, você entrará na função
DISCHARGE, que como o nome diz irá descarregar a bateria até um
valor pré determinado de voltagem que
aparece ao lado da taxa de carga..
A descarga permite que você saiba quanto de energia havia armazenada ainda
na bateria.
4.
Ainda na função CHARGE mas para baterias de NiCd e NiMh, além
da descarga aparecem outras duas opções: NiCd Chg 0,2A to Dsch
0,3A
que indica que a bateria será CARREGADA com 0,2A ( 200mA ) e DESCARREGADA
com 0,3A ( 300mA) ou NiCd Dsch 0,3 to Chg 0,2A que faz exatamente o contrário
DESCARREGA a bateria e depois CARREGA novamente.
Essas
duas funções nada mais fazem do que ciclar a bateria e o número
de vezes que o Triton repete o ciclo pode ser ajustado conforme veremos mais
adiante.
5.
Como regra geral não devemos aplicar cargas com elevada corrente na bateria
sob pena de danicá-las pelo excesso de calor gerado e também
para não diminuir a sua vida útil.
Baterias
de Lítio não devem ser carregadas com taxas maiores que C ( capacidade
máxima da bateria ), sendo que a maioria dos fabricantes re-
comenda taxas de 0,9 C ( 90% da capacidade ). Para carregar baterias de Lítio
é fortemente recomendável que seja utilizado o sensor de temperatura
do Triton, acessório vendido separadamente, bem como um balanceador de
células. O primeiro para termos maior segurança de que a carga
será interrompida se a tempera-
tura atingir níveis perigosos, e o segundo para que todas as células
recebam a mesma quantidade de carga e o pack fique bem equilibrado fornecendo
assim a sua
capacidade máxima.
Para
as baterias de NiCd e NiMh recomenda-se SEMPRE a carga mais lenta possível,
que no caso do Triton é de 0,1A ( 100mA ), o que para uma bateria de
1000mA seria 0,1C. Eventualmente pode se aplicar cargas maiores ( menor tempo
de carga ) como 0,5 C e até 1C. É importante porém que
esse
seja um procedimento eventual, sob pena de encurtarmos bastante a vida útil
da bateria. Nunca esquecendo que as baterias de NiCd SEMPRE DEVEM SER DESCARREGADAS
ANTES .
6.
Durante a decarga das baterias de NiCd de NiMh o valor da voltagem mínima
deve ser ajustado entre 0,8 e 1,0 volt por célula do pack. Uma ba-
teria de 4,8volts por exemplo deve ter o valor de tensão mínimo
entre 3,6 e 4,0 volts. No caso das baterias de Lítio e Chumbo ácido
esses valores são automáticamente pré ajustados pelor Triton
não sendo possível modificá-lo.
Memória
Uma
das opções que aparece no menu para a escolha do tipo de bateria
é MEMORY [01].
O
Triton possui 10 memórias para você utilizar da forma como quiser,
programando todos os parâmetros de carga/descarga, tipo de bateria, taxas
e voltagens. Normalmente essas 10 memórias já vem "preenchidas"
com os valores para os tipos mais comuns de baterias, mas nada impede que você
mude UMA
ou mesmo TODAS.
Quando
o display estiver mostrando a memória você terá por exemplo:
MEMORY
[03] NiCd
8
cell / 600mA
Isso
indica que na posição 05 de memória o Triton está
programado para trabalhar com uma bateria de NiCd de 8 células com 600mA
de capacidade.
Girando
o botão grande você terá todos os valores que foram programados,
por exemplo:
BATTERY
TYPE Tipo
da bateria Nicd
NUMBER OF CELLS Numero
de células 8
CELL
BATTERY
CAPACITY Capacidade da bateria 600mA
CHARGE
CURRENT Corrente
de carga 0,5
A
DISCHARGE
CURRENT Corrente de descarga 0,3A
DSCHG
VOLT/CELL Volts
por célula (min ) 0,8 V/CELL
E
assim para cada uma das 9 outras posições de memória.
Para
trocar de memória basta ficar apertando o botão grande por alguns
segundos. O número da memória vai começar a piscar e é
só girar o botão grande para que os demais numeros de memória
e tudo que esta guardado neles irem aparecendo. Quando você chegar no
número desejado, é só apertar novamente
o botão e o numero permanecerá fixo. Girando novamente o botão
poderemos visualizar todos os valores relacionados acima, agora porém
para outro tipo de bateria.
Uma
vez escolhido o número da memória desejado, aperte o botão
MENU e girando o botçao grande novamente escolha o tipo de operação
que deseja fazer na bateria.( carga, descarga, ciclagem, e etc )
Quando
o Triton está trabalhando, carregando uma bateria por exemplo, o display
estará indicando:
Na parte de cima a esquerda, o tipo da bateria ( NiCd, NiMh etc ); em seguida
o tipo de operação que está sendo feita ( Chg, Dsch, etc
) e a corrente em mA ( de 1 em 1 ) que está sendo colocada ( ou retirada
) da bateria.
Na
parte inferior a esquerda, a voltagem da bateria; a taxa de carga ( ou descarga
) e o tempo em minutos.
Durante
a carga ou a descarga, se girarmos o botão grande veremos um relogio
indicando o tempo que o Triton está operando, expresso em horas, minutos
e segundos
Para
interromper qualquer processo em andamento, basta pressionar o botão
MENU .
Programação avançada
O
botão MENU quando o Triton não está operando, apenas
ligado, permite o acesso a outra programação mais avançada
do carregador, onde podem
ser configurados parâmetros como Timer que limita o tempo de funcionamento,
tipos diferentes de bips para os avisos sonoros, sensor de temperatura, milivolts/
célula
para ajustar a atuação do sensor de bateria cheia ( Peak Detect
), top off charge e outros.
Uma
vez que estes ajustes requerem um conhecimento mais profundo, e portanto foge
ao objetivo destas breves dicas, não vou entrar em detalhes maiores sobre
eles. Quem desejar um maior aprofundamento é só ler atentamente
o manual.
Espero
ter contribuido de alguma maneira para todos aqueles que gostaria de aprender
a lidar melhor com o Triton.
Certamente
este texto está longe de esgotar o assunto, por isso, quem tiver alguma
dúvida é só entrar em contato
comigo que procurarei esclarecer.
MAno
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Pessoal,
tenho recebido muitas consultas sobre a utilização do Super Cycler.
Algumas informações inclusive já coloquei nesta mesma seção
( Baterias ).
Um das
dúvidas que mais intrigam os usuários do Super Cycler, diz respeito
a verificação da capacidade das baterias.
Muitas
vezes o pessoal reclama que ao colocar a bateria para ciclar, a capacidade informada
no ciclador fica abaixo daquela indicada na bateria. Excetuando-se o caso das
baterias falsificadas que andam por ai, onde está escrito que são
de 2300 mA/h e fornecem apenas 180mA/H ( compradas em camelôs ), o problema
dessa indicação errônea do ciclador é ocasionado
por MAU CONTATO NOS PLUGS DO APARELHO. Claro que estamos falando de baterias
NOVAS.
Os plugs
fornecidos pelo fabricante do Super Cycler NÃO SÃO ADEQUADOS PARA
UTILIZAÇÃO EM BATERIAS, SÃO PLUGS DE AUDIO, ADEQUADOS APENAS
PARA EQUIPAMENTOS DE SOM!
O próprio
fabricante, ciente dessa falha viu-se obrigado a colocar um adesivo nos equipamentos
alertando o usuário para que antes de conectar a bateria no fio, tenha
certeza que ele está "plugado" no ciclador. Se o aeromodelista
não observar esse detalhe ligando a bateria primeiro e depois for colocar
o plug no ciclador, provocará um curto circuito nos terminais internos
do ciclador que inclusive poderá "QUEIMAR O FIO DA BATERIA ! "
O outro
inconveniente provocado pelo uso deste tipo de plug , são as informações
errôneas indicadas no display sobre a capacidade da bateria.
Quando o
ciclador está descarregando a bateria , internamente existe um circuito
eletrônico que fica "medindo a voltagem da bateria o tempo todo".
É
justamente este circuito que vai informar para o microcontrolador interno a
voltagem exata em que a descarga deve parar ( voltagem mínima bateria).
Quando
cessa a descarga, o ciclador "calcula" a carga da bateria multiplicando
a corrente da descarga pelo tempo que a bateria levou para descarregar. Se o
tempo diminuir, a capacidade indicada diminuirá também.
Vejamos
agora o que é que os plugs do ciclador tem a ver com isso.
Ocorre
que o circuito que deteta a voltagem da bateria é extremamente sensível
e qualquer variação e/ou interrupção nos contatos
que mantem a bateria ligada ao ciclador, fará com que ele "informe"
ao controlador que a descarga terminou. Ora se existir um mau contato nos plugs,
qualquer "mexidinha" na bateria ou no fio durante a descarga vai interromper
prematuramente o processo , consequentemente ANTES DA VOLTAGEM MÍNIMA
DA BATERIA SER ATINGIDA. Isso
fará com que a capacidade da bateria indicada no display SEJA MENOR (o
tempo da descarga diminuiu ).
Por
isso não se surpreenda se você colocar uma bateria NOVA de 1000
mA/h por exemplo e o ciclador indicar um valor menor.
As vezes
basta que você coloque a bateria na outra entrada do ciclador, se estava
na A coloque na B , para que o problema seja resolvido. Outras vezes poderá
ser necessário trocar o próprio fio onde a bateria é ligada.
A solução
definitiva porém só será conseguida quando FOREM SUBSTITUÍDOS
OS PLUGS ORIGINAIS DO CICLADOR POR PLUGS BANANA conforme mostra a foto acima.
Não
estamos sózinhos com essa opinião, observe que em TODOS os cicladores
importados, a conexão das baterias são feitas através de
PINOS BANANA cujo contato elétrico é perfeito para este tipo de
aplicação.
É
lamentável que o fabricante projete um ciclador tão eficiente
como é o Super Cycler, e negligencie num detalhe tão pequeno mas
tão importante comprometendo o funcionamento do aparelho.
Seria
como se a Mercedes ou a BMW produzissem seu carrões com pneus recapados!!!
A propósito
não aconselho fazer esta alteração em cicladores novos.
Primeiro para não perder a garantia do fabricante e segundo porque quando
novos, observando o detalhe de ligar o fio primeiro no ciclador e depois na
bateria, os plugs raramente apresentam mau contato. Após algum tempo
de uso é que os problemas serão notados.
O custo
dessa modificação é baixo e os resultados são excelentes.
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O
ciclador SUPER CYCLER fabricado pela Planecom é uma ferramenta muito
útil para o aeromodelista. Ocorre que muitos colegas adquirem o equipamento
porém não utilizam todas as facilidades que o mesmo oferece, seja
porque o usuário acredita que é um equipamento muito complexo
ou porque não conhece bem o funcionamento das baterias recarregáveis.
A
maioria dos colegas acreditam que determinada bateria está OK se a voltagem
indicada no final do processo de carga for 5,4 - 5,6 volts ( packs de 4 células
).O que é preciso ter em mente é que uma bateria em boas condições,
necessariamente apresentará esse valor de voltagem nos seus terminais,
PORÉM nem todas as baterias que apresentem esse valor de voltagem estarão
em boas condições. Para não entrar em muitos detalhes técnicos,
o modelista deve estar consciente que uma boa leitura de voltagem NÃO
GARANTE NECESSÁRIAMENTE QUE A BATERIA ESTÁ OK!
Se a bateria estiver comprometida internamente rapidamente a voltagem irá
diminuir até um valor mínimo ( dependendo de quantas células
do pack estiverem com problema) .
Voltemos
então ao ciclador. Digamos que você possui um SUPER CYCLER e deseja
saber como anda o estado dos seus packs. Todos os packs de boa qualidade informam
no seu invólucro a capacidade nominal expressa em mA/h (mA=
miliAmpére= milésima parte de um Ampére- unidade utilizada
para medir intensidade da corrente elétrica). Essa medida indica
quanta corrente a bateria pode fornecer num período de uma hora.
Com a entrada escolhida do ciclador, A ou B ( você pode
programar qualquer uma delas para qualquer tipo de pack que utilizem de 1 a
8 células ) já programada para o número de células
do seu pack, bem como a taxa de carga ( 10% da capacidade do pack conforme a
tabelinha colada no painel do ciclador ) e a taxa de descarga ( eu utilizo sempre
50% da capacidade do pack - packs de 500 - 600mA/h programe a taxa de descarga
para 250mA ).
Feito isso, você pressiona o botão ON até que o led verde
correspondente a VOLTS fique aceso. O display deverá indicar 000. Ligue
o pack no ciclador e imediatamente será indicada no display a voltagem
do mesmo. Agora pressione o botão DESCARGA & AUTO CARGA. Se o seu
pack ainda tiver carga, o ciclador vai descarregá-lo até que a
voltagem chegue a 1,0 volt por célula ( 4,0v se o pack for de 4,8v ),
acendendo o led vermelho DESCARGA & AUTO CARGA e também led vermelho
correspondente a DESCARGA.
Durante a descarga, se você apertar o botão ON verá acender
o led correspondente a indicação de TEMPO. Apertando novamente
acenderá o led mA/h e, apertando outra vez acenderá o led
VOLTS. Durante essa primeira descarga o tempo não tem importância
maior devido a você não saber o quanto de carga ainda restava no
pack. Por isso, não vai lhe interessar se o ciclador levou 10 minutos
ou 60 minutos para descarregar. A indicação de mA/h também
não vai lhe dizer nada porque a descarga só pára quando
a voltagem está em 4,0v ( pack do receptor ) e 8,0v ( pack do transmissor),
prática você jamais poderia estar voando com a voltagem da bateria
nesse valor! ( já teria caído antes ). Por isso deixe o
led correspondente a VOLTS ligado, pois você terá informação
contínua da voltagem da bateria. Variações rápidas
na voltagem da bateria , quer no processo de descarga ou durante a carga, são
indícios de bateria fraca ou com células em curto. Providencie
uma nova o mais breve possível.
Se a voltagem indicada for menor que a voltagem mínima do pack e mesmo
assim você apertar o botão DESCARGA & AUTO CARGA o display
vai ficar piscando com a indicação 8888 o ciclador está
avisando que não pode descarregar o pack pois o mesmo já está
com a voltagem abaixo do mínimo. Nesse caso você deve apertar o
botão OFF para que o display pare de piscar. Quando você faz isso
( desliga a entrada que estava sendo utilizada) automaticamente o ciclador transfere
as indicações do display para a outra entrada . Para voltar a
ligar a entrada que voce estava utilizando é necessário selecioná-la
novamente apertando o botão A B. Feito isso verifique a programação
( número de células, taxas etc ) e, com o pack ligado, aperte
o botão CARGA & PULSO.
Após
a descarga do pack feita pelo acionamento do botão DESCARGA & AUTO
CARGA ou pelo acionamento direto do botão CARGA & PULSO, o ciclador
iniciará o processo de carga apagando o led vermelho da DESCARGA
e acendendo o led verde da CARGA. O tempo de carga é fixo
pelo ciclador e dura 15 horas. Você poderá acompanhar o tempo apertando
o botão ON até que o led verde correspondente ao TEMPO acenda.
O tempo indicado está no formato hora/minutos ( 00:00 ). Na verdade trata-se
de um cronômetro regressivo que inicia em 15:00 e para em 00:00. Nesse
período você também poderá ver além do tempo
que falta para completar a carga e a voltagem do pack aumentando gradualmente.
O ciclador não indica a corrente de carga porque essa é constante
e voce já programou seu valor em função da capacidade do
seu pack. Até poderia ficar indicando o valor da corrente programado
em mA/h para melhor orientação do usuário, mas enfim
o projetista achou que isso não seria necessário.
Decorridas
as 15 horas de carga, o ciclador entra automaticamente no modo de PULSO, ou
seja, fica aplicando um pulso de carga no pack INDEFINIDAMENTE. Esse pulso de
carga tem a finalidade de compensar a auto descarga que as baterias de NiCd
apresentam quando estão fora de operação.
Agora vem a parte mais importante. Você está com o pack TOTALMENTE
CARREGADO então aperte o botão OFF , isso vai interromper o processo
de carga de pulsos. O ciclador automaticamente mudará para a outra entrada
, mesmo que ela não esteja sendo utilizada. Aperte o botão A/B
forçando o ciclador a retornar para a entrada na qual o pack está
ligado. Agora aperte o botão ON.
Verifique se a programação permanece a mesma - taxa de carga,
número de células do pack e taxa de descarga ( o ciclador deve
ter memorizado mas sempre é bom verificar ). Selecione a opção
VOLTS apertando o botão ON e no display aparecerá a voltagem do
pack. Aperte então o botão DESCARGA & AUTO CARGA para iniciar
um novo ciclo do pack.
Quando terminar a descarga o ciclador retorna automáticamente
ao modo CARGA, - apaga o led vermelho da DESCARGA e acender o da CARGA. APERTE
O BOTÃO ON ATÉ QUE ACENDA O LED mA/h . Ai estará
indicada A CAPACIDADE REAL QUE O SEU PACK PODE FORNECER.
Por exemplo: Se o número for 650 o seu pack pode fornecer 650mA durante
1 hora ou 1300mA durante 1/2 hora e assim por diante. A relação
é direta - maior corrente menos tempo e vice e versa.
A
indicação do TEMPO de descarga torna-se também importante
pois fornece uma indicação da autonomia da bateria. EMBORA NÃO
SEJA O TEMPO QUE VOCE PODE UTILIZAR A BATERIA PARA VOAR, porque como já
foi mencionado anteriormente é o tempo que o pack leva para atingir a
VOLTAGEM MÍNIMA DAS CÉLULAS, cerca de 1,0v por elemento! Quanto
mais tempo a bateria levar para ser descarregada melhor é o seu estado
interno.
É IMPORTANTE LEMBRAR QUE:
- O fabricante sempre indica a capacidade MÍNIMA da bateria, isso é, uma bateria com a indicação de 600mA/h deve sempre fornecer uma carga MAIOR do que 600mA/h.
- Não esqueça que o tempo indicado no final da descarga pelo ciclador NÃO É O TEMPO QUE VOCE PODE UTILIZAR A BATERIA pois esse tempo é contado até a bateria esteja com a VOLTAGEM MÍNIMA. Para que se pudesse utilizar esse tempo como indicação do período que a bateria pudesse ser utilizada com segurança, seria necessário que o ciclador "parasse" de contar o tempo quando a voltagem da bateria atingisse por exemplo 4,7 volts ( no caso do receptor ). Ai sim estaríamos no limite da utilização do pack.
- Baterias paradas por muito tempo, ou que não são cicladas com regularidade, aumentam gradualmente a sua capacidade quando submetidas ao ciclador. Isso é devido a recomposição dos seus elementos químicos internos que promove o desaparecimento do efeito memória e a recuperação gradativa das células.
- Não esqueça sempre de verificar a programação do ciclador, valores errados certamente levarão a resultados errados!